Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Projeto de extensão da UFPR informa sobre saúde nas redes sociais e oferta curso gratuito

Divulgar informações em saúde baseadas em evidências para a comunidade. Esse é o objetivo do projeto de Extensão “Saúde nas Mídias”, do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Paraná (UFPR). 

O projeto, coordenado pela professora Luciana Schleder Gonçalvesteve início em 2019, com um programa na Rádio UniFM chamado “Saúde em Pauta”Com a pandemia de Covid-19, o programa foi suspenso. Agora, a equipe produz lives no Instagram e Youtube, com conteúdos relacionados ao coronavírus.  

As conversas acontecem todas as terças e sextas-feiras às 17h, trabalhando questões sobre a doença e suas relações com oprofissionais da saúde. “Uma dificuldade se torna uma oportunidade, pois com a Internet conseguimos conversar com pessoas do mundo inteiro”, ressalta a coordenadora. Pesquisadores que desejem participar das lives como entrevistadospodem contatar a equipe pelformulário. 

Além de Luciana, a equipe é composta pelos estudantes de enfermagem Isabella Bueno Fusculim e Luis Egues, responsáveis pelas postagens no Facebook e no Instagram; e pela mestranda em Práticas do Cuidado em Saúde Rosangela Terezinha da Rocha da Silva, que elabora um guia para profissionais de saúde frente às mídias sociais. 

Fundamentos em Divulgação Científica 

O “Saúde nas Mídias” oferta a partir do dia 03 de junho um curso de extensão sobre fundamentos de divulgação científicaO treinamento, realizado em parceria com professores da Universidade Tiradentes (Unit), de Sergipe, terá 20 horas de aulas teóricas e práticas on line sobre conceitos, métodos e técnicas de divulgação científica. O pano de fundo é a área da saúdecom orientações sobre produção de lives, postagens e textos para redes sociais. 

O curso é gratuito e tem 20 vagas disponíveis, sendo 15 para alunos da UFPR e cinco para servidores. Para mais informações sobre a programação e inscrições, acesse: www.cutt.ly/divulgacaocientifica. 

A coordenadora do “Saúde nas Mídias” ressalta a necessidade de comunicar ciência à comunidade de um jeito simples, sem perder a credibilidade. “As mídias são um mundo novo para nós. Temos uma formação muito técnica, mas quando a gente vai falar com o público, temos que mudar a linguagemPrecisamos aproximar a universidade da comunidade e divulgar o que é feito por nós para o mundo. 

A imagem pode conter: 3 pessoas, texto

 Por João Cubas 

Saiba tudo sobre as ações da UFPR relacionadas ao coronavírus

Sugestões

Seminário de Extensão sobre Enoturismo e o Desenvolvimento da Economia Local: as experiências italianas
O Departamento de Administração Geral e Aplicada da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebe um renomado...
Concurso de Identidade Visual do Projeto Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão
O Projeto de Extensão “Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão”, do Departamento de Economia...
Projeto LabCD da UFPR está com edital para seleção de bolsistas de extensão 
A Coordenação do Projeto de Extensão Laboratório de Cultura Digital da Universidade Federal do Paraná...
Seminário em Curitiba discute democracia brasileira com o apoio da UFPR
Os abalos e os riscos contínuos à democracia brasileira serão temas abordados durante o seminário “A...