Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Presidente da Fecomércio elogia a UFPR como ex-aluno e parceiro

Darci Piana
Darci Piana

A UFPR mantém parcerias com dezenas de instituições para o desenvolvimento de projetos que possam beneficiar a comunidade paranaense. Uma dessas entidades é a Federação do Comércio do Paraná, entidade que congrega os milhares de comerciantes do Estado. O representante da entidade, Darci Piana , tem uma longa história com a UFPR, desde os bancos escolares, quando estudou Ciências Contábeis. É dele o depoimento abaixo, sobre os 100 anos da Universidade Federal.

“Para nós da Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio) a parceria com a UFPR representa muito, por ser a Universidade Federal do Paraná a nossa mais tradicional e mais conceituada entidade de ensino superior. A universidade precisa ser permanentemente valorizada e, para tanto, não temos hesitado em oferecer a colaboração do Sistema Fecomércio. A nossa maior universidade é um ente aberto, que caminha junto com a iniciativa privada, beneficiando milhares de pessoas com pesquisas e aprimoramento profissional”, afirma Darci Piana, presidente da Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio).

Graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade de Economia e Administração da UFPR, o empresário foi superintendente regional da Companhia de Financiamento da Produção no Paraná; um dos fundadores do Paraná Clube; presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Veículos, Peças e Acessórios do Paraná (Sincocred); presidente do Conselho do Paranacidade e do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR. Há 64 anos, a Federação do Comércio do Estado do Paraná atua como uma entidade legítima de representação sindical dos interesses do empresário do comércio paranaense de bens, serviços e turismo. Ao todo, são 59 os sindicatos empresariais filiados à entidade, que tem a missão de conduzir os processos de representação desses empresários, visando o fortalecimento do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac no Paraná.

PARCERIA ─ Segundo ele, a parceria com a universidade tem sido desenvolvida há algumas gestões, mas aprofundou-se durante a atual, com o professor Zaki Akel Sobrinho. A Fecomércio tem na qualificação de seus gestores um dos objetivos primordiais. Neste sentido, a UFPR tem sido fundamental, visto que seus cursos na área de pós-graduação são reconhecidos em todo o país pela excelência. Por outro lado, temos sido parceiros no projeto dos “100 anos”, pela relevância que a data exige. E pretendemos manter esta parceria ainda por muito tempo, explicou o presidente.

MEMÓRIA ─ “Vou me permitir uma lembrança de caráter pessoal. Como ex-aluno da universidade, é extremamente gratificante poder atuar ao seu lado, como presidente do Sistema Fecomércio. A UFPR me forneceu o conhecimento necessário para o sucesso na área empresarial. Depois das recordações familiares, sempre muito expressivas, minhas melhores lembranças vêm do tempo de estudante universitário aqui na federal e jamais deixarão de ocupar um espaço muito significativo na minha memória”, reflete Piana.

CENTENÁRIO ─ A Universidade Federal do Paraná é resultado do sonho de diversas pessoas. De Rocha Pombo, ainda no fim do século XIX, a Victor Ferreira do Amaral e Nilo Cairo, que souberam concretizar o anseio da comunidade. Ela precisa ser reconhecida como a primeira do Brasil, porque este pioneirismo ressalta a visão estratégica dos paranaenses. Ao mesmo tempo, a competente UFPR precisa ser difundida, porque resume também a sua competência que é numa característica do nosso estado”, concluiu o dirigente.

Leia também:

Ex-reitor Carlos Faraco: centenário da UFPR remete à criação genial da sociedade paranaense
A Universidade dos Paranaenses está prestes a completar 100 anos
No centenário da UFPR a parceria com a Itaipu mostra muitos resultados
Centenário da UFPR: ex-reitor Carlos Antunes diz que a UFPR foi a maior invenção dos paranaenses

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...