Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Podcast “Fala, Cientista!” lança série especial sobre coronavírus

O “Fala, Cientista!”, podcast da Agência Escola de Comunicação Pública e Divulgação Científica e Cultural da Universidade Federal do Paraná (UFPR), lança nesta quarta-feira (25) uma campanha especial sobre o coronavírus. A proposta é trazer uma série de episódios que buscam abordar vários aspectos dessa pandemia, bem como informar os ouvintes sobre as medidas que devem ser tomadas. Ao todo, devem ser quatro episódios que serão publicados semanalmente nas plataformas Anchor, Apple Podcasts, Google Podcasts, Spotify, Breaker, Overcast, Pocket Casts e RadioPublic.

O primeiro podcast do “Fala, Cientista!” sobre coronavírus traz uma conversa com a professora Meri Bordignon Nogueira, do Departamento de Farmácia da UFPR, que também é farmacêutica-bioquímica no Laboratório de Virologia do Hospital das Clínicas. O episódio traz os aspectos epidemiológicos relacionados à contaminação, medidas preventivas e tratamento do coronavírus. Para ouvir o primeiro episódio da série, clique aqui.

Cada episódio trabalhará com uma dimensão específica da pandemia, buscando uma abordagem interdisciplinar dos assuntos que estão em pauta. Nesse debate, entram questões como o cuidado com outros aspectos da saúde, incluindo a saúde mental, a quarentena relacionada às tecnologias, o trabalho sendo desenvolvido de casa, os cuidados com os familiares, o gerenciamento da rotina proporcionada pelo vírus e um aspecto histórico de pandemias.

Clique aqui e ouça o primeiro episódio do podcast “Fala, Cientista!” sobre coronavírus. Imagem: Agência Escola UFPR

Para a professora Valquíria John, coordenadora do podcast “Fala, Cientista!”, é fundamental difundir informações científicas vindas de profissionais que se dedicam a estudar esses temas e que, portanto, são vozes altamente confiáveis para ajudar no esclarecimento da população. “Ao dar voz para quem está estudando o tema, estamos buscando tranquilizar a população e informar o que ela pode e deve fazer. O objetivo é levar uma mensagem de otimismo, e de que em breve teremos passado por isso e estaremos realizando as nossas atividades cotidianas normalmente”.

A própria identidade visual do programa mudou. Nessa série especial, a equipe rompeu com as imagens de história da arte, tradicionalmente usadas pelo programa, para uma capa mais direta, somente com a logomarca do “Fala, Cientista!” e alusão à série para reforçar a ideia de que são episódios especiais.

Por Breno Antunes da Luz
Sob supervisão de Chirlei Kohls
Parceria Superintendência de Comunicação e Marketing (Sucom) e Agência Escola de Comunicação Pública e Divulgação Científica e Cultural da UFPR

Sugestões

Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...
Pesquisadores relatam primeira evidência de poluição por biomídias plásticas no litoral do Paraná
As biomídias plásticas (termo usado pela indústria de saneamento) são pequenas peças plásticas perfuradas...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...