A Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora 107 anos com memórias e histórias de milhares de acadêmicos, servidores técnico-administrativos e professores. Estas histórias são motivos de orgulho, pois representam trajetórias de dedicação, determinação e amor ao ensino, pesquisa e extensão. Estas conquistas serão representadas por homens, mulheres e projetos que se destacaram e, por isso, serão homenageados pela universidade no dia em que a instituição mais antiga do país celebra o seu aniversário.
Incentivar os alunos a gostarem da Matemática, pensar em medidas para fortalecer seus conhecimentos na área e, ainda, oferecer experiências para acadêmicos que se destacam foram alguns dos trabalhos desenvolvidos no Departamento de Matemática que o levaram a ser homenageado na solenidade de aniversário da UFPR, na quarta-feira, dia 11, a partir das 19h, no Teatro da Reitoria.
Quem vai receber a homenagem é o professor José Carlos Eidam, chefe de Departamento, que desde 2013 está envolvido com a gestão acadêmica. Zeca, como é chamado, foi aluno de graduação da UFPR e voltou após cinco anos lecionando na Universidade de São Paulo.
Alunos de Matemática em ação (Foto: Marcos Solivan/Sucom-UFPR)
A inclusão da disciplina de Pré-Cálculo na grade foi, segundo ele, uma das conquistas mais importantes do departamento. O feito teve como objetivo central “atacar a problema de reprovação em Cálculo”, considerada disciplina básica também para as engenharias. “Muitos estudantes chegam com a formação deficitária e trabalhamos para sanar o que poderia a ser uma deficiência na formação”, explica.
O professor narra com entusiasmo as motivações que o levaram a liderar projetos como as Olimpíadas de Matemática, que envolve estudantes de graduação e professores do departamento. A iniciativa vem crescendo a cada ano, em número de inscritos e em importância. A atenção dada à graduação também está entre os seus compromissos. “Também fico contente com o trabalho que fazemos na outra ponta, no projeto Honors”, explica, mencionando a prática de oferecer disciplinas com o objetivo de mapear talentos na Matemática entre estudantes da universidade.
Apresentação vai mergulhar na obra do compositor cearense, coautor de sucessos como “Asa Branca”; entrada é gratuita Nos […]
Curso tem duração de dois meses; inscrições vão até quinta-feira (4) Por João Heim Através de ação de […]
A Universidade Federal do Paraná abriu oficialmente as atividades do projeto de extensão Português Brasileiro para Migração Humanitária […]
Por NC-UFPR Termina na próxima quinta-feira (4/9), às 17 horas, o prazo para inscrições no Provar Transferência 2026, […]