Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Empresas Juniores trazem soluções para a comunidade em meio à crise

O isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19 altera a rotina de pessoas e empresas. Para contribuir com empreendedores e estudantes afetados em Curitiba e região, algumas Empresas Juniores (EJs) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) desenvolvem projetos que auxiliam a comunidade durante a crise econômica.

A JR Consultoria, EJ do Setor de Ciências Sociais Aplicadas da UFPR, forneceu cinco consultorias empresariais gratuitas, para mostrar algumas soluções a empresas para contornarem  dificuldades causadas pela crise do novo coronavírus. As consultorias foram prestadas por meio de plataformas virtuais, como o Google Meet, e tiveram duração de oito encontros. Os participantes construíram em conjunto novas iniciativas para seus negócios e estabeleceram prioridades de ação e de respostas frente à situação econômica.

A CoemJr, EJ do curso de Engenharia Mecânica, desenvolveu uma campanha de impressão 3D de máscaras de PET/acetato, em conjunto com o projeto Engenhar-MEC, do mesmo curso. A EJ doou parte dos materiais utilizados na confecção de 500 novas máscaras. A CoemJr ajudou também com a administração e divulgação da campanha de arrecadação, que obteve quase 15 mil reais, para a produção de mais de 4 mil máscaras.

A Chromos, do curso de Biomedicina, e a EJEQ, da Engenharia Química, realizam campanhas nas redes sociais para tirar dúvidas sobre o coronavírus, informar a importância do isolamento social e promovendo conteúdos relativos à saúde mental.

A Empresa Júnior Isomeria, do curso de Química, pretende auxiliar vestibulandos neste momento de crise. Um questionário verifica o interesse dos estudantes em monitorias e conteúdos online da matéria de Química, diante do cenário atual.

A ProZoo, da Zootecnia e a Maris, EJ de Oceanografia , promovem lives para mostrar como são os projetos que realizam, convidando profissionais de suas respectivas áreas para incentivarem os universitários nesse tempo de incertezas.

O Núcleo de Empresas Juniores de Curitiba representa 25 empresas de Curitiba e do Litoral do Paraná. Anna Karolyna Cruz, presidente do Núcleo, exalta o senso de responsabilidade social presente nestas iniciativas. “Estamos aqui para apoiar e incentivar toda ação e projeto que possa tornar a nossa região e o Brasil mais educadores e empreendedores”.

Por Marjorie Kauane Teixeira, com orientação de João Cubas

 

Confira iniciativas e projetos da UFPR no combate ao novo coronavírus

Sugestões

Seminário de Extensão sobre Enoturismo e o Desenvolvimento da Economia Local: as experiências italianas
O Departamento de Administração Geral e Aplicada da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebe um renomado...
Concurso de Identidade Visual do Projeto Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão
O Projeto de Extensão “Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão”, do Departamento de Economia...
Projeto LabCD da UFPR está com edital para seleção de bolsistas de extensão 
A Coordenação do Projeto de Extensão Laboratório de Cultura Digital da Universidade Federal do Paraná...
Seminário em Curitiba discute democracia brasileira com o apoio da UFPR
Os abalos e os riscos contínuos à democracia brasileira serão temas abordados durante o seminário “A...