Na manhã da última terça-feira, dia 4, aconteceu uma reunião entre o diretor do Centro de Computação Eletrônica (CCE), Edson Flávio de Souza, e o chefe da Assessoria de Comunicação da UFPR, Carlos Alberto Martins da Rocha, e membros da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), dentre eles Marcus Vinicius Rodrigues Mannarino, gerente de desenvolvimento organizacional para marketing e relacionamentos da instituição. O encontro foi o primeiro da semana que deve servir para o planejamento da implantação de novos projetos na área de tecnologia da informação na universidade.
Já em execução em diversas Ifes (Instituições Federais de Ensino Superior), devem entrar em atividade na UFPR novas versões de programas desenvolvidos pela organização social, a Conferência Web e o fone@RNP, e a implementação do CAFe. “Precisamos avaliar o que já existe e fazer um planejamento para o futuro”, explica Mannarino, acrescentando que o diferencial da ação a ser realizada aqui, na Universidade Federal de Uberlândia e no Instituto Federal do Ceará é a parceria que passa a acontecer entre os setores de comunicação e de TI.
A Conferência Web viabiliza a realização de reuniões virtuais entre dois ou mais participantes, incluindo o compartilhamento de material audiovisual. Com ela é possível, por exemplo, garantir a participação de especialistas em bancas de apresentação de trabalhos, já que uma das maiores dificuldades é o deslocamento dos convidados até o local da apresentação. Além disso, com a transmissão online, o alcance destas atividades é ampliado.
Já a Comunidade Acadêmica Federada (CAFe) faz a integração das bases de dados de diversas instituições de ensino e pesquisa nacionais, permitindo o acesso a esta rede com um login único. Um dos parceiros é o Portal de Periódicos da Capes, que fornece diversas publicações de interesse científico e que poderiam ser acessadas de qualquer lugar, usando apenas o nome de usuário e senha da UFPR.
Por fim, o fone@RNP conecta organizações usuárias, agências estatais e outras instituições – até mesmo de fora do Brasil – usando Voz sobre IP (VoIP). A tecnologia permite que as chamadas realizadas por voz sejam encaminhadas através da internet. O serviço gera redução de gastos e já é utilizado em ligações de DDD feitas no campus de Jandaia do Sul da UFPR.
Até o dia 7, sexta-feira, deve ser elabora um termo de abertura do projeto a ser implementado na universidade para que, então, seja possível dar continuidade ao projeto junto à reitoria.
Por Jéssica Maes
A lista considera o resultado final das bancas de validação de todas as categorias de cotas, também divulgado […]
Conversamos sobre diversidade na ciência, ensino de Física e valorização da docência com a professora da UFPR Palotina […]
Peça tem entrada gratuita e os ingressos devem ser retirados diretamente na bilheteria no dia do evento Texto […]
Evento explora as múltiplas dimensões do tema em filmes, livros, exposições e jogos Com informações do Setor de […]