A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, em conjunto com a Gerência de Vigilância e Monitoramento em Serviços de Saúde e a Gerência Geral de Tecnologia em Serviços de Saúde, divulgou uma nota técnica com orientações para serviços de saúde sobre medidas de prevenção e controle que devem ser adotadas durante a assistência aos casos suspeitos ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus (2019-nCoV).
Na nota, são abordadas as medidas de prevenção e controle de infecção que devem ser implementadas pelos profissionais atuantes nos serviços de saúde para evitar ou reduzir ao máximo a transmissão de microrganismos durante qualquer assistência à saúde realizada. As orientações são da Organização Mundial da Saúde (OMS) e devem ser seguidas por todos os serviços de saúde, sem impedimento de que os profissionais ou serviços de saúde brasileiros determinem ações de prevenção e controle mais rigorosas que as definidas pela Organização.
O documento contempla desde medidas básicas de precaução – como o uso de máscaras, aventais, luvas e higienização das mãos –, até questões ligadas ao atendimento pré-hospitalar, ambulatorial, triagem, isolamento, limpeza e desinfecção.
As diretrizes ainda instruem os serviços de saúde a implementarem mecanismos e rotinas que alertem prontamente suas equipes sobre os casos suspeitos ou confirmados de infecções pelo novo coronavírus (2019-nCoV), bem como que designem pessoas específicas como responsáveis pela comunicação e colaboração com as autoridades de saúde pública. Todos os casos suspeitos ou confirmados devem ser comunicados às autoridades de saúde pública, seguindo as orientações publicadas periodicamente pelo Ministério da Saúde.
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) obteve um aumento expressivo no número de bolsas concedidas no Programa Institucional […]
Aos 84 anos, o professor tem histórias para contar: naturalizou-se brasileiro em plena ditadura, viajou pelo mundo coletando […]
Já o prazo para pedir isenção da taxa de inscrição pela Lei 12.799/13 (critérios de baixa renda) continua […]
Inscrições de estudantes de graduação e pós da UFPR com experiência no esporte de preferência podem ser feitas […]