matematica-ufpr

“Nasci para a docência. Quais as opções da área no Universo UFPR?”

23 maio, 2025
17:44
Por Aline Fernandes
UFPR

O Portal da UFPR apresenta, durante os quatro dias do evento, oportunidades profissionais por área de interesse ofertadas pela UFPR, universidade pública, gratuita e de qualidade. Aqui trazemos docência. Para acompanhar a série, clique aqui

As universidades federais têm um papel fundamental na formação de docentes, oferecendo diversas licenciaturas que atendem às demandas do mercado de trabalho e às necessidades sociais. Apesar do esforço, o déficit de profissionais na educação básica — que inclui educação infantil, ensino fundamental e médio — tem crescido nas últimas décadas. Uma das metas do Plano Nacional de Educação (PNE) é garantir que todos os professores da educação básica tenham formação específica na área em que lecionam, com formação superior em licenciatura.

Se você sente o coração bater mais forte ao pensar em compartilhar conhecimento, inspirar novas gerações e promover transformações sociais, a carreira docente pode ser o seu caminho. Na UFPR, a licenciatura é a porta de entrada para diversas áreas do conhecimento, muitas delas com alta empregabilidade.

Matemática

Já ouviu falar em Tangram? Este quebra-cabeça geométrico chinês, com suas sete peças que se combinam para formar inúmeras figuras, é uma das atrações do estande do curso de Matemática da UFPR. Aqui, você pode explorar as duas modalidades de grau oferecidas: bacharelado e licenciatura.

A trajetória universitária de Isabele Andrade começou cedo, ainda na adolescência. Ela ingressou no ambiente acadêmico por meio do Programa de Iniciação Científica Júnior, fruto de seu desempenho na Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas. Essas vivências foram fundamentais para sua decisão de seguir a carreira em Matemática. “Tentei entrar na graduação com a mente aberta para todas as possibilidades, mas meu coração sempre foi da educação”, relata a estudante. “Já sabia que iria para a área da docência, sempre tive vontade de ser professora. O fato de ter tido aulas, na escola, com professores formados em Matemática também me incentivou”.

O rigor matemático adquirido na graduação é considerado por Cléber de Medeira, professor do curso, como fundamental para a qualidade do ensino. “Para os licenciados, há um aumento de demanda. Nosso curso também é pensado para formação docente e o estudante sai bem preparado”, destaca.

Além de lecionar no ensino básico, com a pós-graduação (mestrado e doutorado), abrem-se chances de docência no Ensino Superior. A pesquisa na área também se fortalece no país, impulsionada por marcos como a conquista da primeira Medalha Fields por um brasileiro em 2014, o prêmio é conhecido como Nobel da Matemática.

Física

Um dos estandes mais movimentados do Universo UFPR é o de Física. As atrações do projeto de extensão FiBrA – Brincando e Aprendendo – já são famosas desde edições anteriores da Feira de Cursos, com experimentos práticos que envolvem eletricidade, óptica e mecânica. Outro destaque do curso é o planetário Astro, que divulga a astronomia para a educação básica.

Planetário Astro é um dos grandes destaques do Universo UFPR. Fotos: Leonardo Bettinelli/Sucom/UFPR

O professor do curso de Física, Evaldo Ribeiro, ressalta a importância da formação específica na área para quem deseja lecionar. “A física mais profunda não é a que vamos ensinar aos alunos do ensino médio, mas se você não tem esse conhecimento, só consegue passar informações superficiais e, consequentemente, a formação dos alunos será ainda mais superficial”.

A Licenciatura em Física, no período noturno, atrai muitos estudantes que já atuam como professores em outras áreas e buscam formação em física. “O papel da universidade é formar recursos humanos tanto tecnológicos quanto de boa qualidade de docência. São esses professores que saem da licenciatura e vão fazer o nosso país crescer”, enfatiza Ribeiro.

A graduação é uma das que mais despertam interesse de Eduardo de Amorim, de 17 anos. O estudante pretende cursar Física, no futuro, para ser professor. “É importante que tenhamos professores formados na área, isso deveria ser mais valorizado. Infelizmente o incentivo ainda é pequeno e há uma queda no número de profissionais que trabalham como docentes”, diz.

Licenciatura em Educação do Campo

Voltado para a formação de professores que atenda às necessidades das áreas rurais e das comunidades de povos originários (quilombolas e indígenas), o curso de Licenciatura em Educação do Campo possui um vestibular diferente do tradicional, realizado pelos docentes do curso e gratuito.

No estande do Universo UFPR, a professora Andressa Tavares conta que, para ingressar na graduação, é necessário ter vínculo com alguma organização social. “Nosso curso tem um vínculo forte com a formação social. A graduação permite atuação como professor em séries finais do ensino fundamental e ensino médio, na área do conhecimento das Ciências da Natureza”, explica.

Licenciatura em Educação do Campo é uma das opções de curso ligadas à docência no Setor Litoral da UFPR.

Sediado no Setor Litoral, o curso possui uma dinâmica diferente, com aulas itinerantes em territórios indígenas, quilombolas, áreas rurais e no litoral do estado. Thomas Gulhtti, de Tijucas do Sul, atuava como produtor orgânico quando conheceu a graduação. “Com a turma itinerante, o curso veio até mim. Quero atuar na docência, ser pesquisador e trabalhar em escolas no campo”, conta.

“Para trabalhar na educação do campo precisa gostar de pegar canoa, andar no meio do mato, mas também ter conexão com a ciência, com a universidade, com a justiça social e ambiental”, finaliza Andressa.

Licenciatura em Computação

O curso de Licenciatura em Computação do Setor Palotina se destaca no mercado de trabalho por gerar oportunidades para seus alunos. Além de professor do ensino básico, o concluinte do curso está apto para criar e conduzir formação de professores, desenvolver materiais didáticos e também soluções educacionais, necessidades do desenvolvimento econômico e tecnológico de qualquer país.

No estande do curso, jogos 3D e até um robô utilizado em olimpíadas de robótica estão entre as atrações. O estudante Bruno Manika conta que entrou na graduação com interesse em outras áreas de atuação, mas, assim que começou a participar do Projeto de Iniciação à Docência, passou a ver a docência com outros olhos.

“Vejo a parte teórica e prática na educação. Estou acompanhando como as escolas funcionam e passei a ter muito interesse. Ainda tenho muito curso pela frente, mas ter a licenciatura me fez querer atuar no ensino, em projetos educacionais”, afirma Bruno.

Além do contexto educacional, a formação abre outras portas, pois abrange conhecimentos como inteligência artificial, engenharia de software, redes, sistemas distribuídos, banco de dados, até o desenvolvimento de aplicações web, móvel e híbridas.

🚀 Acompanhe as notícias sobre o Universo UFPR

🎓️ Leia mais notícias sobre feiras de cursos e profissões realizadas pela UFPR em 2025

Sugestões

23 maio, 2025

O Portal da UFPR apresenta, durante os quatro dias do evento, oportunidades profissionais por área de interesse ofertadas […]

23 maio, 2025

O Portal da UFPR apresenta, durante os quatro dias do evento, oportunidades profissionais por área de interesse ofertadas […]

23 maio, 2025

O Portal da UFPR apresenta, durante os quatro dias do evento, oportunidades profissionais por área de interesse ofertadas […]

23 maio, 2025

O Portal da UFPR apresenta, durante os quatro dias do evento, oportunidades profissionais por área de interesse ofertadas […]