
Praça Zumbi dos Palmares
Texto de leitura rápida: A Praça Zumbi dos Palmares, no bairro Pinheirinho, é um dos poucos espaços públicos de Curitiba dedicados à memória negra. O local homenageia Zumbi dos Palmares e abriga o Memorial Africano, instalado em 2010. Desde 2017, também recebe a Feira Cultural do Afroempreendedorismo, fortalecendo a praça como espaço de encontro, cultura e economia negra.
A Praça Zumbi dos Palmares, localizada no bairro Pinheirinho, em Curitiba, é um dos poucos espaços públicos da cidade criados para homenagear a população negra e sua história. A praça leva o nome de Zumbi dos Palmares, importante líder do Quilombo dos Palmares e símbolo da resistência negra no Brasil.
As pesquisas mostram que a praça foi criada entre o final dos anos 1980 e início dos anos 1990, embora existam diferenças nas fontes sobre a data exata de inauguração. Essa divergência mostra a importância de preservar e pesquisar melhor a memória do espaço.

Breve resumo:
A Praça Zumbi dos Palmares, localizada no bairro Pinheirinho, é um dos poucos espaços públicos de Curitiba dedicados à memória negra. O local homenageia Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência negra no Brasil, e abriga desde 2010 o Memorial Africano, que celebra o continente africano e suas contribuições culturais. Além de seu valor histórico, a praça se tornou um importante espaço de encontro e fortalecimento da comunidade negra por meio da Feira Cultural do Afroempreendedorismo, reunindo cultura, economia, arte e protagonismo negro. Para o MAFRO, a praça representa tanto a preservação da memória quanto a valorização das práticas culturais negras na cidade.
A praça faz parte de um período em que Curitiba passou a criar homenagens para diferentes grupos que participaram da formação da cidade. Porém, enquanto muitas homenagens foram dedicadas às imigrações europeias, as referências à população negra continuaram sendo poucas e menos visíveis no espaço urbano.
Em 2010, a praça recebeu o Memorial Africano, formado por pilares com bandeiras e referências aos países do continente africano. Assim, o local passou a reunir tanto a memória de Zumbi dos Palmares quanto uma homenagem ao continente africano e às raízes da população negra brasileira.

A localização da praça também é importante. Por estar em uma região mais afastada dos principais pontos turísticos de Curitiba, o espaço ajuda a discutir como a memória negra muitas vezes foi colocada fora das áreas mais valorizadas e visíveis da cidade.
Nos últimos anos, a Praça Zumbi dos Palmares ganhou ainda mais significado com a realização da Feira Cultural do Afroempreendedorismo. O evento reúne artistas, comerciantes e empreendedores negros, além de apresentações culturais, comidas, roupas, acessórios e atividades voltadas à valorização da cultura negra e da economia afro-brasileira.

Antes de entrar na Escola de Engenharia, em 1940, ela trabalhou como professora e como empregada doméstica, conciliando o trabalho com os estudos em um contexto marcado por fortes desigualdades de raça, gênero e classe social.
A biblioteca da CEU recebeu o nome de Enedina Alves Marques como forma de homenagem à sua trajetória. Essa nomeação faz parte de um movimento de reconhecimento público da importância de sua contribuição. Esse reconhecimento aparece em políticas de memória, homenagens institucionais e pesquisas acadêmicas que buscam destacar sua atuação na engenharia e no serviço público do estado.
Ao longo do tempo, a CEU se consolidou como um espaço de moradia, convivência e organização dos estudantes. Além de oferecer alojamento, a casa também teve um papel importante na vida política e cultural dos moradores.

Referências:
CARVALHO, Tatiane Valéria Rogério de. O esquecimento das marcas da presença negra em Curitiba. In: Anais do 1º Colóquio Museus, Arquivos: lugares de memória no/do espaço urbano. Guarapuava: UNICENTRO, 2016.
MATOS, Suelen Karini Almeida de. Feira Cultural e do Afroempreendedorismo: uma etnografia das relações entre economia feminina e resistência negra em Curitiba. Trabalho apresentado na 33ª Reunião Brasileira de Antropologia, 2022.
OLIVEIRA, Andrea Vanessa Borges. A presença da população negra na paisagem urbana: roteiros histórico-turísticos de Curitiba. 2025. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2025.
Essa ocupação transformou a praça em um espaço vivo de encontro, cultura, trabalho, fortalecimento comunitário e valorização da identidade negra. Para o MAFRO, a praça é importante não apenas pelo nome ou pelas homenagens oficiais, mas porque mostra como a população negra continua ocupando e ressignificando o espaço urbano por meio da cultura, da memória e da organização comunitária.
Tour virtual:
