O mês de abril marca os 29 anos do Museu de Ciências Naturais (MCN) da Universidade Federal do Paraná, no Setor de Ciências Biológicas. Criado em 1994, o MCN desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de educação científica e popularização da ciência. Entre as atrações estão modelos, maquetes, painéis, peças originais, réplicas em tamanho natural e coleções científicas, principalmente de Zoologia e fósseis de Paleontologia.
O MCN oferece diversas atividades à comunidade externa por meio do programa Ciência vai à Escola, que reúne vários projetos de extensão. “O objetivo desse programa é estabelecer uma ponte entre as atividades desenvolvidas dentro do Museu e da Universidade e a comunidade externa”, diz Fernando Antonio Sedor, paleontólogo e coordenador científico do MCN. “Além de oferecer a guarda do material da pesquisa científica, o Museu de Ciências Naturais da UFPR iniciou-se como espaço para desenvolvimento de atividades de extensão, fazendo uma ponte entre comunidade e Universidade na divulgação da informação gerada pela Ciência com uma linguagem mais acessível. Há uma grande importância do MCN também entre a comunidade acadêmica, pois recebe muitos estudantes para estágio, tanto na área da educação quanto na área técnica, que desenvolvem junto ao Museu os seus projetos de TCC”, explica Sedor.
Entre os projetos do programa Ciência vai à Escola está o “Mapeamento de Acessibilidade do MCN”, que visa identificar no local barreiras de acesso a pessoas com deficiências. “Vamos contar com grupos de pessoas com deficiência para ajudar nessa identificação. Adotando o lema “Nada sobre nós, sem nós”, será um projeto realizado em conjunto, pensando a acessibilidade juntamente com os próprios usuários. Após essa etapa de mapeamento, pretendemos traçar um plano para eliminar essas barreiras e deixar o Museu ainda mais acessível”, explica a coordenadora do projeto, a técnica-administrativa Juliana Barbosa Ferrari.
“Memória de Três Décadas do Museu de Ciências Naturais da UFPR” é outro projeto vinculado ao programma. Trata-se de um levantamento histórico de todos os serviços que o MCN já prestou à comunidade interna e externa. “Queremos que a comunidade, tanto interna quanto externa, se aproprie cada vez mais desse espaço, porque toda comunidade é bem-vinda e pode aprender e ensinar muito para todos nós”, diz Elis Regina Ribas, técnica-administrativa coordenadora do projeto. Esse levantamento terá como produto um documentário com o objetivo de expandir o alcance do MCN.
No âmbito do programa, também são realizadas oficinas, cursos, exposições itinerantes, seminários, palestras, práticas interativas para professores do ensino fundamental e médio, além da produção de material didático abordando temas da área das Ciências Biológicas para suporte de atividades de Extensão. Os folhetos já produzidos pelo programa estão disponíveis no repositório da UFPR: Fósseis do Paraná, Aves Estuarinas do Paraná e Conchas de Moluscos Marinhos do Paraná.
Após a pandemia e uma reforma, o MCN foi reaberto parcialmente em outubro de 2022, por ocasião da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com uma exposição temporária de vertebrados. O terrário e o espaço onde estão os animais vivos (tartarugas, sapos, serpente, bicho-pau, peixes, entre outros) têm previsão de serem reabertos ao público no início do segundo semestre, em data próxima a 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada na UFPR, de 23 a 29 de julho.
O Museu de Ciências Naturais da UFPR já recebeu mais de 160 mil visitantes, entre estudantes do Ensino Médio e Fundamental, professores e toda comunidade acadêmica e externa. Está aberto de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h30. Visitas em grupo devem ser agendadas para acompanhamento por um monitor pelo número 3361-1628. A entrada é gratuita.
Por Danielle Salmória (Aspec/SCB)
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) está com inscrições abertas para 704 vagas em cursos de graduação, com […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) acaba de adquirir a plataforma de análise de indicadores SciVal. A ferramenta […]
Nesta segunda-feira (25), começa a 15ª edição da Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe), com o […]
O campus Politécnico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), no bairro Jardim das Américas, sediará a edição de […]