Mostra é resultado de encontro e partilha de experiências entre os artistas e ocupa o espaço até o dia 20 de fevereiro
Com informações de MusA-UFPR
O Museu de Arte da Universidade Federal do Paraná (MusA-UFPR) inaugura, na próxima quinta-feira (11), às 18h30, a exposição “Corpo Presente”, que reúne obras de Marília Diaz e José Cavalhero. Nela, os artistas revisitam memórias, afetos e lugares que marcaram suas trajetórias pessoais.
Em post nas redes sociais, José Cavalhero afirma que “ao compartilharmos uma residência artística em Portugal, desenvolvemos uma parceria baseada nas memórias das casas que habitamos, transformando nossas vivências em fundamento deste projeto artístico”. Foram reunidos objetos de cerâmica, fotografia, bordado, colagem, desenho, pintura e cartas poéticas que revisitam as casas que marcaram a trajetória dos artistas.
Portanto, as obras partem de acervos pessoais, lembranças de infância e registros íntimos que configuram um percurso visual que aborda permanência, afeto e tempo. O projeto reflete sobre o que permanece quando o espaço já não existe, transformando memória em superfície, cor, textura e gesto.
Marília Diaz é artista visual, formada em Educação Artística e Pedagogia, com Mestrado em Educação. Atua principalmente em cerâmica e têxteis, com trajetória marcada por exposições em museus e galerias, obras em acervos públicos, prêmios e publicações. Vive e trabalha em Portugal, onde realizou residência no Armazém 56 arte-SX.
José Cavalhero é artista e educador, graduado em Artes Plásticas (FAAP) e mestre em Psicologia Clínica (PUC-SP). Sua pesquisa articula arte, memória e psicanálise. Desde 2020 vive em Portugal, onde realizou residência no Armazém 56 arte-SX e integra a comunidade de artistas da NowHere Lisboa.
Serviço
Exposição Corpo Presente
Abertura: 11 de dezembro (quinta-feira), 18h30 às 20h30
Período de exposição: 12 de dezembro a 20 de fevereiro
Local: Museu de Arte da UFPR – Prédio Histórico da UFPR -Rua XV de Novembro, 695, 1º andar.
Diversidade de sapos pequenos que vivem debaixo da serrapilheira das montanhas da Mata Atlântica expõe existência de microrrefúgios […]
Retrospectiva | Produção científica da universidade em 2025 impulsionou a inovação, fortaleceu o desenvolvimento social e econômico e ampliou o diálogo com a […]
Por Prograp-UFPR Estudantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da Universidade Federal do Paraná […]
No ano em que a Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemorou duas décadas da implementação das cotas raciais, […]