MUSA recebe as obras de Rubinski

O MUSA – Museu de Arte da Universidade Federal do Paraná abre a exposição “Rubinski – do silêncio” hoje, 22 de novembro, a partir das 19 horas. Reunindo pinturas e desenhos recentes, a mostra é uma homenagem ao artista plástico Mario Rubinski.

A curadoria da exposição foi realizada pela turma de formandos 2006 do curso de Educação Artística da UFPR, sob coordenação do professor Fernando Bini.

SOBRE RUBINSKI – Nascido em Curitiba no ano de 1933, filho de José Rubinski, alemão, e Anna Nicolaievna Beckmann, russa, o artista Mario Beckmann Rubinski cresceu em contato com uma forte religiosidade. É casado com Olidira Gottschild. Graduou-se no curso de pintura da EMBAP – Escola de Música e Belas Artes do Paraná – Embap, tendo professores como Traple, Botteri, Stenzel, Lopes, Freyesleben, Bianco e Viaro.

Segundo o artista, o aprendizado acadêmico foi de grande importância para a constituição de uma base técnica sólida que possibilitou o desenvolvimento de sua pintura. Neste sentido, destaca a admiração pelo professor que Traple foi e pelo que produziu como tal. Cursou ainda Didática para Desenho na PUC-PR e Biblioteconomia e Documentação na UFPR-PR. Atuou durante dez anos como docente na Casa Alfredo Andersen, lecionando em diversas escolas como Bom Jesus, Iguaçu, Rio Branco e Nilson Ribas, nesta última permanecendo durante 24 anos.

Em paralelo ao trabalho como professor, foi bibliotecário da seção de Belas Artes da Biblioteca Pública do Paraná durante 27 anos, o que o deixou muito próximo de imagens e da teoria da Arte. Esta função também compreendia a execução de cartazes para diversos eventos, o que resulta em uma produção gráfica extensa. Este material inclui cartazes de valor histórico, como o do 1º e do 2º Festival Folclórico e de Etnias do Paraná, evento que se encontra na 45ª edição.

Rubinski não trabalha com telas, mas sobre madeira, rija o suficiente para suportar a raspagem. Sua pintura trata da paisagem a partir de seus signos fundamentais – a casa, a árvore, a estrada, as nuvens – estes elementos podem ser interpretados como palavras que, a cada novo quadro, se reorganizam em uma nova poesia.

Serviço:

MUSA – Museu de Arte da UFPR

Exposição “Rubinski – do silêncio”

Período – de 22 de novembro de 2006 a 11 de abril de 2007

Horário de funcionamento – segunda a sexta-feira, das 9h às 18horas e sábado, das 9h às 13horas

Prédio Central da UFPR – Praça Santos Andrade

Rua XV de Novembro, 695, Centro