Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Mobilidade sustentável é tema de debates na UFPR

O Ciclo de palestras começa nesta quarta-feira e prossegue até o dia 21 de setembro, no Auditório do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais (NAPNE) no subsolo do Prédio Histórico da UFPR, Praça Santos Andrade. As palestras serão realizadas sempre às 19 horas e terão como tema central “Uma mobilidade urbana mais saudável e sustentável é possível?’

Hoje, quarta-feira, o debate reunirá Luis Patrício, do Grupo Transporte Humano; Claudio Oliver, da Casa da Videira; e Rodyer da Cruz, do Departamento de História da UFPR. Quinta-feira, participam Lolô Cornelsen, arquiteto; Diogo Picchioni Soares, do Núcleo de Psicologia do Trânsito da UFPR (NPT) e Antonio Miranda, presidente da União dos Ciclistas do Brasil.

No dia 18, os convidados para o debate são Maria Miranda, do IPPUC; Fabio Duarte, do Departamento de Arquitetura da PUC; e Iara Thielen, do Núcleo de Psicologia do Trânsito da UFPR. Os encontros na UFPR terminam no dia 21, com José Carlos Belotto, do Programa Ciclovida da UFPR; Ricardo Mesquita, da Acessibilidade Urbana; e André Caon Lima, da Sociedad Peatonal. Belotto apresentará o Relatório do Desafio Intermodal de 2009, realizado no dia 1º de setembro e que mostrou pelo terceiro ano consecutivo a bicicleta como o modelo de transporte mais eficiente no desafio proposto.

ENCONTRO DIRIJA SUA VIDA – Nos dias 17, 18 e 21, às 17 horas, O NPT realizará no mesmo local uma dinâmica aplicada pelo Projeto Transformando o Trânsito. A dinâmica recrutará voluntários para participarem de um jogo em que os participantes precisam aprender, no decorrer do jogo, as regras para se manterem “vivos”. E durante todo o dia, nestes mesmos dias, os integrantes do NPT estarão orientando a população em uma Tenda montada na frente do Prédio Histórico da UFPR. “Ganhe saúde, economize e ajude o Planeta”, é o ‘slogan’ da campanha, que dará verdadeiras consultorias para interessados em mobilidade urbana.

DIA MUNDIAL SEM CARRO – E no dia 22 de setembro, o Projeto Ciclovida sugere a toda comunidade que participe do Dia Mundial Sem Carro. Das 9 às 18 horas estará fechado o trânsito de carros no anel central envolvido pelas ruas Marechal Deodoro, Marechal Floriano, Praça Tiradentes, Riachuelo e Barão do Rio Branco.

CICLOTÁXI – Nesse anel central, haverá ainda uma atividade diferente: o ciclotáxi, que é uma pequena charrete puxada por bicicleta. Durante todo o dia 22 cinco desses veículos circularão pelo anel definido, como um “circular-centro”, ao preço de R$ 0,50 (cinquenta centavos) a corrida. Será o piloto de uma experiência que pretende ser ofertada para a Prefeitura Municipal de Curitiba, como possibilidade de linha turística nos finais de semana.

Foto(s) relacionada(s):


Bicicleta é exemplo de mobilidade urbana sustentável
Foto: Site Movimento Bicicletada

Fonte: Leticia Hoshiguti