Imagem Padrão

Missão da UFPR assina convênio com universidades da Europa

22 fevereiro, 2012
18:59
Por leonardo
UFPR
Comissão em visita a universidades européias

Comissão em visita a universidades européias

O reitor da Universidade Federal do Paraná Zaki Akel Sobrinho e os professores, José Manoel Gandara, do Turismo, Eduardo Teixeira da Silva, da Agrárias, e Cassio Rolim, da Economia visitam várias universidades européias para a renovação de acordos, visitas e palestras.

 Em Portugal, na Universidade do Porto, a missão renovou acordo de cooperação para mobilidade de professores, estudantes e técnicos. Com o reitor da instituição portuguesa José Carlos Diogo Marques dos Santos, Zaki Akel conversou também sobre ações conjuntas nas áreas de Engenharia, Esportes, Direito, Ciências do Mar e Nutrição. As universidades são parceiras há 20 anos. Na Universidade de Aveiro, durante encontro com o reitor Manuel Antonio Assunção, foram discutidas ações em diversas áreas de pesquisa, como por exemplo, Engenharia de Telecomunicações e de Materiais, além de Medicina e Ciências do Mar. Os professores também visitaram os laboratórios da universidade.

 Na Espanha, a missão esteve na Universidade de Vigo, no campus Ourense. O reitor da UFPR fez palestra, na sexta-feira (17), para a comunidade acadêmica sobre a importânica da parceria entre as instituições de ensino. Zaki Akel também foi recebido pela vice-reitora do campus de Ourense, María Lameiras e diversos pesquisadores. Segundo Lameiras, a visita é uma oportunidade de estreitar relações com a universidade paranaense.  Para o reitor, “a mobilidade de estudantes entre Vigo e o Paraná foi um passo importante, mas outras ações podem resultar em novos acordos”.

 Os professores também visitarão a Universidade de Corvinus de Budapeste, na Hungria, e a Faculdade de Horticultura. Na sexta-feira (24), será assinado convênio de mobilidade. O reitor ainda fará uma apresentação sobre a UFPR.

 

Sugestões

18 julho, 2024

Cartazes e panfletos resultantes da parceria de projetos de extensão serão apresentados em evento aberto à comunidade nesta sexta-feira (19) no Campus Jardim Botânico, em Curitiba.

18 julho, 2024

Respeitada a disponibilidade orçamentária institucional, a Prograd pode disponibilizar até 500 vagas de monitoria, das quais 100 serão reservadas à modalidade Fluxo Acadêmico.

18 julho, 2024

A Universidade Federal do Paraná (UFPR), através da rede Coalizão Paraná pela Década do Oceano, em parceria com […]

17 julho, 2024

Pesquisadores do C3SL e do VRI vão trabalhar com IA sobre o arquivo histórico da Academia de Ciências de Berlim-Brandemburgo.