Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Ministra dos Direitos Humanos visita a UFPR

Reunião apresentou o Fórum Verdade, Memória e Justiça
Reunião apresentou o Fórum Verdade, Memória e Justiça

A UFPR recebeu na manhã desta segunda-feira, dia 7, a visita da ministra da Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário. Recebida pelo reitor Zaki Akel Sobrinho e pelo vice-reitor Rogério Mulinari, além de diversas autoridades, ela foi apresentada ao projeto do Fórum Paranaense de Resgate da Verdade, Memória e Justiça, que teve em abril seu primeiro evento, na própria universidade . Estiveram presentes  no encontro, realizado no Gabinete do Reitor, representantes do Ministério Público, de sindicados, partidos políticos, setores da universidade e centros acadêmicos.

Segundo o reitor, o encontro foi agendado para posicionar a ministra sobre o andamento do Fórum, o qual deve lançar ainda em maio um portal próprio.  “ O Fórum é um movimento para resgatar a memória do período da ditadura, defender o acesso às informações e à revisão histórica para que fatos como esses não se repitam.  A UFPR aglutinou  e foi anfitriã das várias forças da sociedade civil, governos nacional, estadual e municipal, centrais sindicais que se uniram em torno dessa ideia.  O próximo passo é a interiorização do Fórum, com reuniões em várias cidades paranaenses”, explicou o reitor. Também no contexto do Fórum será criado um observatório para monitorar as questões que envolvem Direitos Humanos no Paraná.

A ministra Maria do Rosário destacou a iniciativa da Universidade, que atenta às questões fora de seus muros, assume o papel de servir a sociedade e produzir a reflexão sobre a realidade. “Vivemos um encontro de gerações, em que a juventude se levanta para reivindicar o direito de saber a verdade que nos foi negada durante a ditadura. Essa, não só aniquila os adversários em seu período histórico, como tem a pretensão de permenecer no inconsciente ao aniquilar a memória de um período. O Brasil vive esse momento com dignidade”, disse ela.  Maria do Rosário apontou a relevância de duas ações realizadas em novembro último, com a sanção da Lei Geral de Acesso às Informações e a criação da Comissão da Verdade, que terá no Fórum Paranaense seu braço regional.

Além do material de divulgação e o projeto do Fórum, a ministra Maria do Rosário recebeu  um vídeo feito pela UFPR TV contextualizando o período de instalação da ditadura, a resistência civil e o movimento pela redemocratização do País.

Ministra Maria do Rosário e o reitor Zaki Akel Sobrinho
Ministra Maria do Rosário e o reitor Zaki Akel Sobrinho

Veja a reportagem da UFPRTV:

http://200.17.241.76/content?vspace=1307&cid=20853002

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...