Imagem Padrão

Mesa-Redonda e lançamento de livro marcam um mês do massacre a professores no Paraná

26 maio, 2015
12:42
Por Aline Fernandes
Extensão e Cultura

O dia 29 de abril de 2015 ficou marcado no Paraná como a data de um massacre. O protesto dos professores da rede estadual de ensino contra mudanças na Paraná Previdência foi rechaçado com violência. A polícia utilizou bombas, gás lacrimogêneo e até balas de borracha contra os manifestantes, no episódio que transformou o Centro Cívico, em Curitiba, num cenário de guerra. Na ocasião, mais de 300 pessoas saíram feridas.

Quase um mês após o ocorrido, o assunto ainda está em pauta na sociedade. Na UFPR, nesta quinta-feira (28), o Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica (LAPEDUH/UFPR), coordenado pela professora Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt, lançará um livro que reúne diversas fontes históricas sobre a data. Além disso, será realizada uma mesa-redonda para discutir o assunto.

O livro-intervenção reúne materiais publicados na imprensa, moções de repúdio, cartas de instituições, imagens e depoimentos que repercutiram no Brasil e em outros países. O trabalho é resultado do esforço de alunos e professores da UFPR, e o material deverá ser utilizado, inclusive, em aulas de História, a fim de preservar a memória da data e buscar uma sociedade mais justa e menos violenta.

Serviço

Lançamento de livro e mesa-redonda

Data: 28 de maio

Horário: 19h

Local: Sala Homero de Barros – Edifício Dom Pedro I (Reitoria) – Rua XV de Novembro, 1299, Centro – Curitiba

Participação gratuita

Sugestões

16 julho, 2025

Foi prorrogado até o dia 22 de agosto o prazo para pedidos de isenção de taxa de inscrição […]

15 julho, 2025

A segunda edição do prêmio Jabuti Acadêmico, da Câmara Brasileira do Livro (CBL), divulgou nesta segunda-feira (14) os […]

15 julho, 2025

Inciativa levou delegação com 12 estudantes para o Campeonato Mundial de Debates em Língua Portuguesa, em São Paulo […]

15 julho, 2025

Encontro teve visita à Fazenda Canguiri e vislumbrou parcerias futuras entre as instituições A Universidade Federal do Paraná […]