Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Mesa debate os 50 anos da Guerra do Pente

A loja foi totalmente destruída e a violência alastrou-se durante dois dias por toda a cidade, atingindo 181 casas e estabelecimentos comerciais.

Na próxima sexta-feira (27), o Departamento de Psicologia da UFPR promove o seminário ‘Guerra do Pente – As multidões – Nacionalismo e Xenofobia’, através do Núcleo de Estudos Processos Identitários, das Crises e da Cultura Árabe.

Marcado para as 19 horas no Anfiteatro 100 da Reitoria da UFPR, o evento apresentará cinco painéis de discussão. O primeiro é ‘As multidões – Um pouco de história e de barbárie’, com o coordenador do núcleo Jamil Zugueib Neto.

Em seguida, ‘A testemunha da história – o rádio e a mobilização do lumpemproletariado’, com Osman de Oliveira, radialista e ex-procurador do Estado, repórter na época da revolta.

O jornalista Luiz Geraldo Mazza abordará ‘As massas no período de JK e Lupion’. O professor Ricardo Costa de Oliveira, do Departamento de Ciências Sociais da UFPR, falará sobre ‘Massas, nacionalismos e xenofobia’, mais especificamente sobre a imigração de Curdos ao Paraná em 1930.

Por fim, o professor Zugueib Neto falará novamente, agora sobre ‘Sofrimento étnico e integração: futebol e quibe na travessia cultural’.

Durante o evento, também serão apresentados trechos do filme ‘A Guerra do Pente – O dia em que Curitiba explodiu’, de Nivaldo Lopes, o Palito.

Serviço

Guerra do Pente – As multidões – Nacionalismo e Xenofobia

Local: Anfiteatro 100 da Reitoria da UFPR

Inscrições Gratuitas

Telefone: (41) 3310.2630

Foto(s) relacionada(s):


O episódio completa 50 anos em 2009
Foto: Revista Panorama Jan/1960

Fonte: Manuela Salazar (estagiária) / Fernando César Oliveira (orientador)