São 32 webminicursos, com temas em diversas áreas do conhecimento. As matrículas se encerram em 26 de julho
A 75ª edição da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) está com matrículas abertas para 32 webminicursos até 26 de julho. Esta atividade faz parte da extensa programação da Reunião Anual, que será realizada de 23 a 29 de julho na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, com o tema “Ciência e democracia para um Brasil justo e desenvolvido”.
Os webminicursos abrangem diversas áreas do conhecimento e foram propostos pela SBPC, UFPR e algumas das sociedades científicas afiliadas à SBPC: Associação Brasileira de Antropologia (ABA), Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC), Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE), Sociedade Brasileira de Economia Ecológica (ECOECO), Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC), Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia (SBEE) e Sociedade Científica de Estudos da Arte (CESA).
Realizados em formato virtual, os webminicursos possuem 6 ou 8 horas de carga horária, sendo (respectivamente) 4 ou 6 horas de aulas gravadas, que podem ser assistidas até 6 de agosto, e uma aula síncrona de 2 horas, que ocorrerá entre 7 e 21 de agosto, em data e horários específicos.
A matrícula pode ser feita até 26 de julho no site da 75ª Reunião Anual da SBPC (https://ra.sbpcnet.org.br/75RA), onde também constam as normas, a ficha de inscrição para o evento e mais informações. No entanto, o prazo de matrícula poderá ser antecipado à medida do esgotamento das vagas. A taxa de matrícula em um webminicurso é R$ 30,00 para sócios quites da SBPC e R$ 50,00 para não sócios. Quem optar por matricular-se em mais de uma opção (e no máximo cinco) obterá desconto no valor total.
Todas as informações sobre os webminicursos e as inscrições estão disponíveis no site da 75ª Reunião Anual da SBPC (https://ra.sbpcnet.org.br/75RA/).
Confira abaixo a lista dos cursos ofertados:
WMC-01: MATEMÁTICA E REALIDADE ESPACIAL: RUPTURAS E APROXIMAÇÕES DE EUCLIDES A HILBERT
WMC-02: BIOESTATÍSTICA: DA BANCADA À METANÁLISE
WMC-03: INTRODUÇÃO EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E SOCIEDADE
WMC-04: A ERA DOS GRANDES OBSERVATÓRIOS E O IMPACTO NO DESENVOLVIMENTO DA CIÊNCIA
WMC-05: COMO A EXPRESSÃO DE SEUS GENES É REGULADA?
WMC-06: PRÁTICAS CORPORAIS E SAÚDE MENTAL
WMC-07: PRODUÇÃO DE MUDAS DE ESPÉCIES AMEAÇADAS DE EXTINÇÃO
WMC-08: CONSTITUCIONALISMO FEMINISTA E A DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO JURÍDICO
WMC-09: CONTRIBUIÇÕES DA ECONOMIA ECOLÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO BRASIL
WMC-10: FUNDAMENTOS DA CIÊNCIA ABERTA PARA UMA COMUNICAÇÃO CIDADÃ
WMC-11: MILHOS (ZEA MAYS) INDÍGENAS, ALIMENTO TRADICIONAL ENTRE AS ETNIAS GUARANI
WMC-12: PLANEJANDO UMA EXPOSIÇÃO PARA A CIÊNCIA ABERTA
WMC-13: MAPEANDO CONFLITOS AMBIENTAIS EM BUSCA DOS ODS
WMC-14: O ARTIGO CIENTÍFICO: COMO PREPARAR, AVALIAR, PUBLICAR E DIVULGAR
WMC-15: PODCAST E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: POTENCIAL E DESAFIOS
WMC-16: POR QUE DIVULGAR SUA PESQUISA? A IMPORTÂNCIA DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA PERSPECTIVA DA COMUNICAÇÃO PÚBLICA DA CIÊNCIA
WMC-17: DAS PAIXÕES ÀS EMOÇÕES: A CONTRIBUIÇÃO DAS TEORIAS DE DARWIN
WMC-18: TRÊS VISÕES DE MUNDO QUE REVOLUCIONARAM A CIÊNCIA: KEPLER, DESCARTES E NEWTON
WMC-19: WALKING ETHNOGRAPHY NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA PENSAR NOVOS MUNDOS NO CAPITALOCENO
WMC-20: PRECONCEITO DE CLASSE SOCIAL: UMA COMPREENSÃO DE SUAS DIMENSÕES COGNITIVA, SOCIAL, AFETIVA E MORAL BASEADA EM EPISTEMOLOGIA GENÉTICA
WMC-21: CIÊNCIA, EDUCAÇÃO NO BRASIL PÓS-INDEPENDÊNCIA: AS AÇÕES AFIRMATIVAS E AS LUTAS ANTIRRACISTAS
WMC-22: O LUGAR DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO FEMINISTA NA CIÊNCIA: TRANSVERSALIDADES, ASPECTOS SOCIOHISTÓRICOS E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS
WMC-23: VOCABULÁRIO POLÍTICO: OLHARES SOBRE O POLÍTICO DA ANTIGUIDADE À CONTEMPORANEIDADE
WMC-24: COOPERAÇÃO ACADÊMICA ENTRE UNIVERSITÁRIOS: COMO COOPERAR EM AMBIENTES COMPETITIVOS
WMC-25: ETNOMUSICOLOGIA UMA ALTERNATIVA EDUCACIONAL E CULTURAL EM COMUNIDADES DE PRÁTICA
WMC-26: ROCK EM CURITIBA E RUMPILEZZ: OUTRAS EPISTEMOLOGIAS
WMC-27: EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA E FILOSOFIA DA TECNOLOGIA: ABRIR OU NÃO ABRIR A “CAIXA-PRETA” DOS ARTEFATOS?
WMC-28: A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA COMO FERRAMENTA PARA A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO
WMC-29: AVANÇOS TECNOLÓGICOS EM NEUROPSICOLOGIA
WMC-30: DESIGN DE SERVIÇO APLICADO À PRESERVAÇÃO DAS ABELHAS SEM FERRÃO
WMC-31: DIREITO À EDUCAÇÃO E À EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DIÁLOGOS COM O USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS DIGITAIS INTERATIVOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
WMC-32: UNIVERSO CIENTÍFICO: DO ENSINO BÁSICO À PÓS-GRADUAÇÃO
Informações detalhadas sobre cada curso podem ser acessadas neste link.
Além dos webminicursos oferecidos durante a Reunião Anual, a SBPC, com o intuito de promover a educação científica, conta desde novembro de 2021 com uma plataforma de cursos online. No local, são ofertados periodicamente webminicursos de diversas áreas do conhecimento, ministrados por professores de renomadas instituições do País, já ofertados em eventos anteriores.
Segundo Cláudia Linhares Sales, secretária-geral da SBPC, a plataforma é um ótimo veículo de divulgação científica, tendo em vista a variedade e qualidade dos webminicursos ofertados. “Além de oferecer a oportunidade para interessados de todo o Brasil, é possível ter acesso a minicursos com as mesmas temáticas e qualidade ao longo de todo o ano, contemplando as suas disponibilidades de tempo e interesses”, afirma.
A plataforma já está no quinto ciclo de cursos virtuais. Os interessados podem se matricular neste novo ciclo até 2 de agosto. Veja aqui a lista de temas completa.
Com informações do Jornal da Ciência – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência
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