Manhã tranqüila no primeiro dia de Registro Acadêmico

Na primeira manhã do Registro Acadêmico dos novos alunos da UFPR aprovados no Vestibular 2008, a rotina foi tranqüila. Alunos e pais compareceram cedo ao Prédio Histórico da Praça Santos Andrade, mas o processo foi sem grandes demoras.

“Sempre há um acumulo de trabalho no início, mas depois tudo se normaliza”, comentou o professor Robson Tadeu Bolzon, diretor do NAA – Núcleo de Acompanhamento Acadêmico, setor da Pró-Reitoria de Graduação responsável pelo registro dos calouros. “Os registros são divididos por cursos, em horários e datas diferentes, mas isso não impede que a ansiedade traga quem vai fazer a matrícula, um pouco mais cedo que o necessário.”

Com a última etapa do Registro – a foto para a carteirinha – Eduardo Luis Novacki Gomes parecia aliviado. “Estou mesmo com uma sensação de alívio”, confirmou. “Mas ansioso com o que virá pela frente, diferente de tudo por que já passei. Apesar de ter me decidido pelo curso de Administração na última hora, acredito ter feito a escolha certa.”

Do lado de fora do prédio, também alguns pais esperavam ansiosos pela saída de seus filhos. Em grupo Guelna Pedroso, Hilda Pellegrini e Miriam Kanhavalik chegaram por volta das 8h30min para acompanhar o registro. “Espero o tempo que for preciso. É muito bom saber que minha filha passou no Vestibular da UFPR depois de sempre ter estudado em escola pública”, comentou garantindo que a filha concorreu na seleção geral e não como cotista social.

Além da equipe do registro, também receberam os novos alunos da UFPR, representantes do DCE e de alguns dos centros acadêmicos, além de participantes de projetos como o Movimento Afroatitude – no qual estudantes cotistas abordaram a questão da prevenção das DTS/AIDS e a disseminação das políticas de ação afirmativa em diversos âmbitos.

O Registro Acadêmico dos aprovados no Vestibular 2008 continua até o dia 1º de fevereiro. Os aprovados deverão prestar atenção à escala que indica os cursos e horários de Registro constante no Guia do Candidato e também no site do Núcleo de Concursos www.nc.ufpr.br. Só poderão entrar no prédio os alunos – mesmo os menores de idade. A presença de acompanhantes só será permitida em casos especiais ou caso ocorra algum problema no momento do registro que exija a presença de um responsável.

CALOUROS – Vale lembrar que a matrícula dos calouros, depois de feito o Registro Acadêmico, é automática. Mas que para confirmá-la será necessário que os alunos compareçam à coordenação de seus cursos ainda nos três primeiros dias de aula – 25, 26 e 27 de fevereiro. Também nesta ocasião, caso ele não possa comparecer, precisa enviar um representante mediante procuração. Se isso não for feito o aluno corre o risco de perder a vaga conquistada no vestibular.

SEGUNDO SEMESTRE – Para aqueles calouros aprovados para o segundo semestre é importante ficar atento às chamadas complementares, para verificar se não foram remanejados para o primeiro semestre. O Registro Acadêmico para esses calouros será no dia 24 de abril.

O Registro é feito no Núcleo de Acompanhamento Acadêmico, na Pró-Reitoria de Graduação, no Prédio Histórico, na Praça Santos Andrade.

Equipe do NAA confere a documentação dos novos alunos

Calouro de Administração, Eduardo passa pela última etapa do Registro Acadêmico
Foto: Izabel Liviski

Solidárias, as mães esperam pelos filhos na entrada do Prédio Histórico