Luzes, cores e sons encerram a semana do Festival

Na verdade, esses resultados já vêm sendo mostrados nos últimos dias e um bom exemplo pôde ser conferido ontem no verdadeiro “arrastão” promovido pelas oficinas de música, percussão, bonecos gigantes e malabares de fogo, pelas ruas e ladeiras de Antonina. A grande mobilização contagiou o público, que aumentava a cada quadra avançada, lembrando um animado bloco carnavalesco.

Integração – “Só tenho adjetivos para resumir este Festival: foi fantástico, expressivo. É a expressão do verdadeiro caráter da extensão.” A avaliação é da pró-reitora de Extensão e Cultura, Sandra Kirchner Guimarães. Ela esteve em Antonina durante cinco dias do evento e, numa primeira avaliação, o próximo festival poderia buscar uma maior integração com outras universidades: “O evento está mais concentrado na nossa universidade, poderíamos buscar artistas de outras instituições”, disse. Sandra salientou também que o festival em Antonina coincidiu com o de Teatro de Bonecos em Curitiba e que eventualmente seja produtivo buscar – se uma adequação de calendários não for possível – uma integração também com aquele evento.

Show de encerramento – Kiko Zambianchi encerra em grande estilo o Festival. A apresentação traz ao público grandes sucessos como “Rolam as Pedras”; “Primeiros Erros”; “Choque”; entre outras composições interpretadas e gravadas por músicos de renome nacional e internacional. Conduzem esse repertório Marina Lima, Erasmo Carlos, Xuxa, Fábio Júnior, Zizi Possi, Capital Inicial, Ira!, entre outros.

Magia e encanto – Mas como “tudo é possível” em Antonina como canta Kiko Zambianchi, a semana do evento também fechou com a magia do grupo de Seresta que percorreu as ruas da cidade com seu canto e encanto. O grupo sensibilizou o público que o acompanhava somando as vozes na saudade de grandes clássicos como “Carinhoso”; “Sereno da Madrugada”; “A Praça” e muitos outros, resgatando assim o espírito do festival numa grande serenata até quase o amanhecer.

Bonecos gigantes de Olinda
Foto: Fernanda Brun