Como vice-diretor, tomou posse o professor Fernando Marinho Mezzadri. No discurso de posse, Luiz Cláudio ressaltou o papel do Setor de Biológicas. ‘Este setor expressa bem o conceito de universidade pública, pois exerce seu papel na graduação, na extensão e na pós-graduação’, disse.
O reitor Zaki Akel Sobrinho lembrou que o Setor de Ciências Biológicas é responsável por 23,5% de toda publicação da UFPR. ‘É um setor reconhecido na pesquisa’, lembrou.
Zaki contou que foi com os pais da sua esposa, professores do setor, que ele aprendeu a admirar a dedicação à universidade. Para o reitor, a nova gestão tem condições de fazer um grande trabalho. ‘O Luiz Cláudio, como vice-diretor, foi testado em combate e está preparado para ajudar a unidade’, afirmou.
O novo diretor reconheceu os esforços da atual administração central de fazer ‘uma UFPR mais pujante e mais cidadã’, e lembrou os projetos de expansão, como a entrega do anexo I do Setor de Biológicas prevista para abril próximo.
Luiz Cláudio reafirmou seu compromisso com a manutenção de uma gestão colegiada e participativa, mas lembrou das dificuldades que a universidade tem para executar seus recursos, por conta do marco regulatório que rege as instituições federais de ensino superior. Para ele, isto implica em ter uma sólida cultura de planejamento administrativo.
No entanto, atribuiu ao material humano do setor o mérito dos avanços alcançados. ‘As pessoas são o nosso maior patrimônio’, afirmou. E citou diversos nomes que contribuíram cada um a seu modo. Emocionado, agradeceu particularmente à sua esposa, por entender os diversos momentos em que ele tinha que alongar o expediante, por causa de reuniões. Ao encerrar, foi ovacionado de pé.
Balanço
O ex-diretor Marcelo Aranha se despediu do cargo com um balanço dos últimos quatro anos. Para ele, houve ganhos de espaço físico, melhoria das ferramentas pedagógicas, expansão de vagas e criação de cursos, de forma planejada.
Para o ex-diretor, o desafio agora será manter e aprofundar a cultura de decisões coletivas, que foi uma das características da gestão. Segundo ele, ‘incrementar a pesquisa, que é grande, mas pode crescer mais’ será um outro desafio.
Já o reitor destacou o ganho de 12 mil metros quadrados nos últimos anos e o aumento de pessoal. Em resposta à solicitação de maior agilidade na reposição dos técnicos administrativos, Zaki contou que está cobrando do governo federal uma política de reposição imediata de técnicos.
‘A administração está cobrando uma política dos técnicos administrativos equivalentes, como a de professores equivalentes’, finalizou.
Foto(s) relacionada(s):
Luiz Fernandez (esq) é cumprimentado por Marcelo Aranha e aplaudido por Zaki Akel e Fernando Marinho
Foto: Rodrigo Juste Duarte
Fonte: Mário Messagi Jr.
Estudantes de graduação poderão ministrar oficinas e receber bolsas; comunidade também pode participar de modo voluntário. Inscrições até […]
Com profundo pesar, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) comunica o falecimento do professor aposentado Luiz Vamberto de […]
Qual a visão que os paranaenses têm sobre ciência e tecnologia? Este foi o tema da Pesquisa de […]
Caminhabilidade marca cidades com boa qualidade de vida e norteou o projeto Caminhar Curitiba para avaliar trajeto de […]