Em julho comemoramos o centenário de um dos maiores sambistas da história, Nelson Sargento, nascido no Rio de Janeiro no ano de 1924, tornou-se famoso como um dos maiores compositores do carnaval carioca. Para marcar a data uma coletânea traz o cantor e compositor como tema. A obra lançada em formato digital pala Syntagma Editore’ é da professora do Departamento de Comunicação da UFPR, Juliana Barbosa, e pode ser baixada gratuitamente no site da editora.
Intitulado “Nelson Sargento: os 100 anos de um rizoma do samba”, o livro traz dez textos que abordam a trajetória do artista nascido em 25 de julho de 1924. O trabalho fala desde os primeiros contatos com o mundo do samba, ainda na infância, passando por sua estreia como artista no lendário espetáculo Rosa de Ouro, em 1965, e chegando até sua posse como Presidente de Honra da Mangueira, escola de samba à qual esteve ligado por mais de 70 anos. Além disso, a obra aborda o processo criativo do sambista e análises de algumas de suas obras.
Em 2014 a autora já havia lançado um livro sobre Sargento, baseado em sua pesquisa de doutorado, que teve a obra do sambista como tema, agora no novo livro ela busca oferecer textos para um público mais amplo. “Dessa vez, o conteúdo também é inspirado na pesquisa científica, porém em um formato mais acessível, com textos curtos e em linguagem coloquial”.
“Rizoma” no título do livro é um termo botânico que se refere a um tipo de caule que cresce horizontalmente, formando redes e espalhando raízes, esta foi a inspiração da autora. A autora conta que achou interessante essa imagem por ela representar a multiplicidade de um artista que conviveu com sambistas pioneiros e abasteceu as novas gerações com a água que bebeu naquela fonte.
“Eu queria algo capaz de sintetizar essa trajetória marcada por uma conexão intergeracional muito fecunda, pois ele teve contato com as primeiras gerações de sambistas e mantinha parcerias com as gerações mais jovens”.
O Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) está com inscrições abertas para […]
Instituição inclui neste ano, pela primeira vez, estudantes estrangeiros em seu programa de acolhimento aos calouros e calouras.
Criado em 2022, grupo estudantil está atuante no acolhimento e no letramento nesta Semana dos Calouros e começou parcerias em 2025 junto ao poder judiciário.
O Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC/UFPR) divulgou nesta quinta-feira (13) a relação de candidatos […]