O professor da UFPR, Guilherme Gontijo Flores, foi o selecionado da 3ª Edição do Prêmio de Tradução da Embaixada Francesa pelo livro O ciclo de Gargântua e outros escritos, de François Rabelais, publicado pela Editora 34. A entrega da premiação aconteceu na última sexta-feira (30) na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro.
A obra traduzida é o terceiro volume das obras completas de Rabelais que traz narrativas, cartas, versos e outros textos em prosa, além de tratados do século 16 atribuídos ao autor. Rabelais foi padre e escritor, tendo vivido na época do Renascimento. Ele se tornou famoso pela comicidade de suas obras com destaque para Pantagruel e Gargântua que se tornaram obras largamente conhecidas.
O juri do prêmio foi formado por vencedores dos anos anteriores: João Vicente, Juliana Estanislau de Ataíde Mantovani e Maria Glória Magalhães dos Reis.
Nascido em Brasília e radicado em Curitiba, Guilherme além de tradutor é poeta e professor de latim. Ele já ganhou outros prêmios importantes como o Jabuti, pela tradução de “A Anatomia da Melancolia”, de Robert Burton, literato que viveu na Inglaterra no início do século 17, e da APCA, com a tradução de “Fragmentos Completos” de Safo, poeta grega que viveu na Ilha de Lesbos entre os séculos 7 e 6 antes de Cristo.
Na UFPR, o escritor compõe do Programa de Pós-graduação em Letras e é chefe do Departamento de Alemão, Polônes e Letras Clássicas (Depac).
Qual a visão que os paranaenses têm sobre ciência e tecnologia? Este foi o tema da Pesquisa de […]
Caminhabilidade marca cidades com boa qualidade de vida e norteou o projeto Caminhar Curitiba para avaliar trajeto de […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) é pioneira na capacitação de professores e pesquisadores sobre a chamada Lei […]
Ministro estará à frente da Corte no biênio 2025-2027, sucedendo Luís Roberto Barroso Ex-professor titular de Direito Civil […]