Por NC-UFPR
Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza, ofertado pelo Setor Litoral da Universidade Federal do Paraná (UFPR). São 40 vagas, destinadas a candidatos que tenham alguma relação com o campo, seja como educadores, trabalhadores ou integrantes de movimentos sociais. A inscrição é gratuita e deve ser feita no site do Núcleo de Concursos (www.nc.ufpr.br).
A seleção dos candidatos será feita por meio de uma prova discursiva, que será aplicada no dia 23 de novembro, em Paranaguá. A prova consistirá em duas questões, sobre os seguintes temas: a) questão agrária no Brasil, território e os impactos na sua comunidade; b) educação do campo: vivências e experiências comunitárias.
O curso é organizado em dois tempos. O chamado Tempo Universidade consiste em 240 horas por semestre, que os alunos cumprirão em Paranaguá, na sede do Museu de Arqueologia e Etnologia; ou na sede do Setor Litoral da UFPR, em Matinhos, como segunda opção.
No Tempo Comunidade (160 horas por semestre), os alunos desenvolverão pesquisas e projetos em sua comunidade do campo e sua escola, com o auxílio do planejamento e acompanhamento pedagógico dos docentes do curso. Além disso, haverá mais 200 horas de atividades formativas.
Podem concorrer às vagas candidatos que tenham concluído o ensino médio e que se enquadrem em uma das seguintes categorias:
a) Categoria 1 – Educadores que prioritariamente não possuam qualquer curso de graduação e que estejam em atividade nas escolas/instituições do campo, escolas itinerantes pertencentes à rede estadual ou municipal, escolas comunitárias e escolas-família;
b) Categoria 2 – Educadores que prioritariamente não possuam qualquer curso de graduação e que atuem em processos educativos/formativos desenvolvidos por entidades ligadas a espaços educativos não formais (sindicatos, movimentos sociais, cooperativas, associações e outros que desenvolvam suas atividades vinculadas à questão agrária e camponesa)
c) Categoria 3 – Pessoas que trabalham na agricultura familiar, nos assentamentos, nos acampamentos, arrendatários, meeiros, boias-frias, pescadores, indígenas, quilombolas, extrativistas e demais populações tradicionais do campo e povos indígenas;
d) Categoria 4 – Pessoas atuantes nos movimentos sociais ligados ao campo, associação de agricultores familiares, pescadores, quilombolas, faxinalenses, povos indígenas e demais populações tradicionais do Brasil;
e) Categoria 5 – Filhos de agricultores familiares, assentados, acampados, pescadores, quilombolas, faxinalenses, arrendatários, meeiros, boias-frias, indígenas ou extrativistas e demais trabalhadores assalariados que atuem na agricultura familiar de acordo com a lei da agricultura familiar (Lei n.º 11.326/06).
Para se inscrever, o candidato deve preencher o formulário disponível no site do Núcleo de Concursos da UFPR e enviar os documentos que comprovem seu enquadramento na categoria escolhida.
A divulgação do resultado preliminar do processo seletivo está prevista para o dia 8 de dezembro e o resultado final, para 19 de dezembro.
As informações detalhadas sobre a prova e o processo de inscrição estão no edital do processo seletivo (clique aqui para acessar).
Para mais informações sobre o curso de Educação do Campo, clique aqui.
UFPR produz série de reportagens em que explica, com o auxílio de seus professores, o conceito de soberania […]
No auge da pandemia de Covid-19, o pesquisador moçambicano abraçou oportunidades no Brasil para desenvolver estudo premiado com […]
Por Setor de Tecnologia A Equipe Eco Octano, projeto de extensão formado por estudantes de diferentes cursos da […]
Desenvolvimento de recursos para o enfrentamento de infecções em massa por vírus de RNA foi o tema da […]