Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Laboratórios da UFPR são contemplados com novos computadores

A UFPR por meio do Comitê de Gestor do FDA (Fundo de Desenvolvimento Acadêmico) realizou a compra de novos computadores para laboratórios da Universidade Federal do Paraná. Este ano, a FDA realizou um edital específico denominado de Fluxo Programado 2021/2, com o objetivo de fazer a distribuição de 47 computadores de alta capacidade com processador I7 e SSD 512 GB embutido, além de outras configurações, com foco maior em performance e tecnologia e com vantagens em termos de respostas.

Foto: Leonardo Bettinelli

O levantamento para a demanda e a distribuição desses computadores para os setores que apresentaram suas propostas, foi feito por meio de edital específico. Um dos critérios para a avaliação do recebimento do equipamento é que o mesmo fosse usado especificamente para mais de um projeto, ou seja, que ele fosse multiusuário atendendo vários projetos dentro de um mesmo laboratório. Foi feito um ranqueamento através de uma pontuação e, pelo menos, 47 laboratórios diferentes, tanto de pesquisa quanto de extensão, foram contemplados com um desses equipamentos.

“Além desses 47 computadores foi feita uma suplementação orçamentária extra a este edital específico, ou seja, o Fluxo Programado 2021/2, para que fosse adquirido, ainda, pelo menos mais 13 computadores com processador I5 e SSD de 500 GB. Eles não possuem a mesma capacidade do I7, mas atendem aos projetos, tanto de pesquisa como extensão, que apesar de importantes não possuem a necessidade absoluta de uma grande capacidade de processamento”, completou o Prof. Eduardo Salamuni, Coordenador da PROPLAN/CPI e Coordenador do FDA.

Para o professor Jorge Montenegro do Departamento de Geografia, a aquisição desse computador é de grande utilidade para o laboratório onde trabalha. “A gente trabalha com mapas, trabalha com desenho gráfico, temos projetos de extensão que precisam de computadores de alta resolução e de alta capacidade. Trabalhamos com software pesado, então é fundamental poder usufruir de um computador que seja rápido e que nos dê esse respaldo para gerarmos produtos de qualidade e produtos também que respondam às demandas da sociedade”.

Foto: Leonardo Bettinelli

Ao todo, o investimento chegou a pouco mais de R$ 350.000,000, grande parte conseguido por emenda de bancada da Câmara de Deputados Federais. Sendo assim, foram beneficiados 16 Setores e Campi da UFPR por meio do atendimento de demandas e necessidades específicas dos laboratórios, que poderão usufruir da modernização de seu parque de informática e, consequentemente, da melhoria da qualidade de suas atividades de Pesquisa e Extensão.

Confira aqui edital as propostas contempladas com computadores I7.

Foto de destaque: Michael Schwarzenberger | Pixabay

Sugestões

Aluna da UFPR vence Congresso Internacional de Educação Médica e Inovação com startup
Entre os dias 08 e 10 de junho, Letícia Farias de Souza, aluna do 11º período do curso de Medicina da...
Professor da UFPR recebe nomeação para o comitê de liberdade sindical da  OIT
Neste último final de semana, no dia 14 de junho, o professor Sandro Lunard da Universidade Federal do...
UFPR divulga diretrizes para readequação do calendário acadêmico
Tendo em vista o contexto da greve nacional dos servidores técnico-administrativos e servidores docentes,...
Professor da UFPR recebe prêmio  Internacional de Excelência em Endocrinologia da Endocrine Society
O professor titular do Departamento de Clínica Médica da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Cesar...