Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Laboratórios da UFPR são contemplados com novos computadores

A UFPR por meio do Comitê de Gestor do FDA (Fundo de Desenvolvimento Acadêmico) realizou a compra de novos computadores para laboratórios da Universidade Federal do Paraná. Este ano, a FDA realizou um edital específico denominado de Fluxo Programado 2021/2, com o objetivo de fazer a distribuição de 47 computadores de alta capacidade com processador I7 e SSD 512 GB embutido, além de outras configurações, com foco maior em performance e tecnologia e com vantagens em termos de respostas.

Foto: Leonardo Bettinelli

O levantamento para a demanda e a distribuição desses computadores para os setores que apresentaram suas propostas, foi feito por meio de edital específico. Um dos critérios para a avaliação do recebimento do equipamento é que o mesmo fosse usado especificamente para mais de um projeto, ou seja, que ele fosse multiusuário atendendo vários projetos dentro de um mesmo laboratório. Foi feito um ranqueamento através de uma pontuação e, pelo menos, 47 laboratórios diferentes, tanto de pesquisa quanto de extensão, foram contemplados com um desses equipamentos.

“Além desses 47 computadores foi feita uma suplementação orçamentária extra a este edital específico, ou seja, o Fluxo Programado 2021/2, para que fosse adquirido, ainda, pelo menos mais 13 computadores com processador I5 e SSD de 500 GB. Eles não possuem a mesma capacidade do I7, mas atendem aos projetos, tanto de pesquisa como extensão, que apesar de importantes não possuem a necessidade absoluta de uma grande capacidade de processamento”, completou o Prof. Eduardo Salamuni, Coordenador da PROPLAN/CPI e Coordenador do FDA.

Para o professor Jorge Montenegro do Departamento de Geografia, a aquisição desse computador é de grande utilidade para o laboratório onde trabalha. “A gente trabalha com mapas, trabalha com desenho gráfico, temos projetos de extensão que precisam de computadores de alta resolução e de alta capacidade. Trabalhamos com software pesado, então é fundamental poder usufruir de um computador que seja rápido e que nos dê esse respaldo para gerarmos produtos de qualidade e produtos também que respondam às demandas da sociedade”.

Foto: Leonardo Bettinelli

Ao todo, o investimento chegou a pouco mais de R$ 350.000,000, grande parte conseguido por emenda de bancada da Câmara de Deputados Federais. Sendo assim, foram beneficiados 16 Setores e Campi da UFPR por meio do atendimento de demandas e necessidades específicas dos laboratórios, que poderão usufruir da modernização de seu parque de informática e, consequentemente, da melhoria da qualidade de suas atividades de Pesquisa e Extensão.

Confira aqui edital as propostas contempladas com computadores I7.

Foto de destaque: Michael Schwarzenberger | Pixabay

Sugestões

Pesquisadores da UFPR e demais universidades brasileiras lançam pesquisa nacional
Os temas abordados na pesquisa são: direitos sexuais e reprodutivos durante a pandemia Com o financiamento...
Pós-Graduação em Educação forma segunda quilombola da Comunidade João Surá
O Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (PPGE/UFPR), realizará nesta...
CPA divulga Relatório de Autoavaliação 2023 da UFPR
Nesta quarta-feira (27), a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Federal do Paraná (UFPR)...
Segunda fase da Avaliação de Desempenho 2024 se encerra neste domingo (31)
Os servidores técnico-administrativos ativos do quadro próprio da Universidade Federal do Paraná (UFPR),...