Laboratório promove curso sobre ovinos e caprinos

As atividades começam nesta sexta feira, às 19h, e as inscrições podem ser feitas na hora.

O curso é uma iniciativa do Lapoc (Laboratório de Produção de Ovinos e Caprinos) da Universidade Federal do Paraná e pretende discutir os fatores e as ferramentas de controle da produção. Serão apresentadas formas de organização de dados e cálculos econômicos, além de estudos de fluxo de caixa e avaliações do retorno econômico da atividade.

Segundo o Lapoc, o objetivo do programa é mostrar ao participante como coletar os dados e fazer o controle geral das propriedades, a fim de organizar e avaliar a rentabilidade. Além disso, serão apresentados os resultados obtidos pelo Laboratório a partir da análise de 12 sistemas de terminação.

O programa conta com palestras dos professores Alda Lúcia Gomes Monteiro, da UFPR, Carina Simionato de Barros, da Uniguaçu, e Odilei Rogério Prado, da Faculdades Integradas Espírita.

São 15 vagas disponíveis e o curso tem carga horária de 12h. As aulas acontecem nesta sexta feira (das 19h às 22h) e sábado (das 8h às 17h). As inscrições custam R$ 370 e podem ser efetuadas na hora. Estudantes têm desconto de R$50.

O Campus Juvevê fica na Rua dos Funcionários, 1540. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (41) 3350 5709 ou do site do Lapoc.

Confira o programa do curso:

– Descrição e diagnóstico da propriedade

– Escrituração zootécnica; índices zootécnicos

– Obtenção e organização das informações

– Conceitos básicos: custos, lucro, margens, lucratividade, rentabilidade, resultado econômico, fluxo de caixa, VPL, TIR, relação custo-benefício

– Cálculo de custos de produção

– Resultados econômicos da atividade

– Interpretação dos indicadores econômicos

Curso aboradará a criação de ovinos e caprinos
Foto: Arquivo Lapoc

Link(s) relacionado(s):

Fonte: Iasa Monique (estagiária) / Fernando César Oliveira (orientador)