Laboratório de Geoprocessamento e Estudos Ambientais da UFPR completa 18 anos

03 junho, 2024
13:00
Por Bruna Soares
Ensino e Educação

Nesta semana, o Laboratório de Geoprocessamento e Estudos Ambientais (Lageamb) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora seus 18 anos de existência. Neste tempo, o Laboratório aprimorou conhecimento e técnica no campo de geoprocessamento e se destacou em diversas áreas de atuação. O avanço dentro e fora da Universidade foi responsável por moldar uma forma mais organizada de trabalho, que permitiu a elaboração de projetos e parcerias por todo o Estado do Paraná. Com forte atuação na área ambiental, em destaque para o litoral paranaense, o Lageamb segue na busca da melhor solução que integra conservação e desenvolvimento.

O dia 27 de maio oficializa a criação do Laboratório enquanto instituição, fruto do trabalho que os professores Sony Caneparo e Everton Passos desempenharam de forma pioneira com projetos com softwares de geoprocessamento na Universidade Federal do Paraná. O cenário promoveu apoio fundamental às aulas práticas das disciplinas de graduação, como as de sistemas de informações geográficas, cartografia temática e sensoriamento remoto.

Todo esse esforço permitiu a geração de inúmeras aplicações de diferentes metodologias em geografia, assim como publicações em revistas e anais de eventos científicos – realização de eventos de extensão e desenvolvimento de projetos de pesquisa. Os trabalhos de campo também deixam a ciência produzida no Lageamb mais próxima das comunidades; só no primeiro quadrimestre de 2024, o Laboratório percorreu mais de 10mil quilômetros em suas viagens de campo.

Foto: Lageamb/UFPR

Atualmente, existem 6 projetos em andamento e que contam com uma equipe de mais de 150 pesquisadores – entre docentes, técnicos e discentes bolsistas divididos em vários espaços da UFPR, distribuídos entre Curitiba, Paranaguá e Cascavel. Ao todo, trabalham em conjunto mais de 11 áreas acadêmicas, entre elas geografia, biologia, direito, comunicação, história, engenharia ambiental e outras áreas do conhecimento.

Nos últimos anos, o trabalho desempenhado pelo Lageamb foca no planejamento e gestão ambiental do território e possui ênfase em soluções para análises geoespaciais, organização de base de dados geográficos, imageamento com drone e divulgação científica.

Parcerias nacionais e internacionais

O aprimoramento da técnica e do conhecimento em geoprocessamento possibilitou uma atuação consistente com diferentes comunidades no interior e litoral do Paraná, contribuindo para o fortalecimento de parcerias com instituições governamentais e não governamentais que se ampliaram para outros projetos de pesquisa. Por meio dessas parcerias, projetos com resultados de grande relevância social e econômica para as populações foram desenvolvidos – como as análises realizadas na bacia do Rio Jacareí, que propiciaram soluções para reduzir a produção de sedimentos e contribuiu para a mitigação e monitoramento de alagamentos e deslizamentos na região.

Outras parcerias no âmbito acadêmico também foram estabelecidas. Em 2023 o Laboratório foi responsável por organizar o VII Workshop RIDOT na UFPR, evento internacional que aconteceu pela primeira vez no Brasil. O encontro reuniu pesquisadores, estudantes e profissionais de diversas áreas para discutir o tema de ordenamento territorial no contexto de mudanças climáticas.

Foto: Lageamb/UFPR

A participação da Rede Iberoamericana de Ordenamento Territorial (RIDOT) foi um importante ponto de encontro entre estudiosos brasileiros e internacionais, além de significar uma oportunidade para mostrar novos olhares sobre o efeito das mudanças climáticas, as dinâmicas territoriais e as flutuações e transformações que ocorrem no entorno da economia e da sociedade.

Com informações do Lageamb/UFPR

Sugestões

26 julho, 2024

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe) divulgou o período complementar da Avaliação de Desempenho 2024 dos servidores […]

24 julho, 2024

O linguista Carlos Alberto Faraco e o professor de literatura brasileira Fernando Gil são finalistas na categoria Letras, Linguística e Estudos Literários; Maria Isabel Limongi, na de Filosofia.

23 julho, 2024

Coalizão Paraná pela Década do Oceano já reúne cerca de 90 pesquisadores paranaenses em torno da cooperação e da divulgação de conhecimento sobre temas oceânicos.

22 julho, 2024

Na tarde desta sexta-feira (19/07), a reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR) realizou uma reunião com representantes […]