Jornal Comunicação comemora 30 anos

O jornal laboratório do curso de Jornalismo da UFPR, o Comunicação, está completando 30 anos. A comemoração será no próximo dia 25, às 19h30, no auditório do Departamento de Comunicação Social da UFPR. Entre os convidados estarão os professores que participaram da formação do Comunicação desde a sua fundação, em 1980. Junto a eles, estarão ex-alunos e alunos, que são ou foram repórteres, editores e secretários de redação, além de jornalistas profissionais convidados para o evento.

Apesar de atualmente possuir o espaço online (www.jornalcomunicação.ufpr.br) em conjunto com o impresso, o veículo viveu períodos de maior dificuldade. O professor de jornalismo da UFPR e ex-aluno do jornal laboratório, José Carlos Fernandes, viveu a experiência antes das facilidades da tecnologia. ‘Era antes da internet, então íamos muito para a rua, usávamos máquinas de escrever e a diagramação era feita com pedacinhos de papel’, afirma.

Hoje, o veículo possui também a Rádio e a TV Comunicação. Os diferentes formatos são úteis para a prática do jornalismo, além da experiência acumulada para o mercado. ‘A responsabilidade é principalmente dos alunos. Não existem muitos modelos como esse por aí’, comenta Fernandes.

A atual editora do Comunicação, Vivian Faria, ressalta a importância da experiência para a profissão. ‘Foi através da disciplina de Laboratório de Jornalismo que eu pude experimentar o que é ser repórter e, hoje, posso ter uma noção do que é ser editora. Sem contar que colocar na prática o que se aprende na teoria faz com que você se torne mais atento às práticas da grande mídia e mais crítico também.’ No caso de José Carlos, o jornal ajudou inclusive no projeto de conlusão do curso, montando um modelo de jornal impresso.

O evento no auditório será gratuito. Após, haverá uma comemoração na BierHoff Cervejaria. Mais informaçãoes pelo telefone 8811-8907.

Serviço:

Data: 25 de junho de 2010

Local: Auditório do Departamento de Comunicação Social da UFPR

Rua Bom Jesus, 650, bairro Juvevê

Encontro comemorativo: BierHoff Cervejaria
Endereço: Rua Desembargador Costa Carvalho, 51, bairro Batel – esq. com Av. Batel.

Link(s) relacionado(s):

Fonte: Bernardo Staut (bolsista) sob orientação de Fernando César Oliveira