Invasão: Comissão do COUN espera resposta dos estudantes

A Comissão formada por representantes do Conselho Universitário, para avaliar e mediar o conflito gerado pela invasão no prédio da Reitoria e negociar a saída dos estudantes, entregou na manhã do dia 07 de novembro, quarta-feira, documento com as ponderações e avaliações elaboradas.

No documento a Comissão – que trabalhou sobre documento entregue pelos estudantes na manhã do dia 05, segunda-feira, expõe que levará ao COUN o pedido de que o movimento seja reconhecido como político, mas que não há formas legais de que o pedido da não punição seja garantido. Segundo a Comissão, essa garantia não está ao seu alcance.

Além desses itens, a Comissão ainda expõe no documento que no momento em que o COUN reconhecer a forma política do movimento, os estudantes devem deixar a Reitoria. Para isso, uma outra comissão seria formada para acompanhar a saída deles e a vistoria do prédio para avaliar se não houve danos ao patrimônio público.

Próximos passos – A Comissão do COUN ainda não recebeu retorno dos estudantes que ocupam a Reitoria mesmo de posse do documento já entregue. As informações dos estudantes indicam que o documento está sendo avaliado pela assessoria jurídica do grupo e que eles estão voltados, nesse momento, à eleição para o DCE – Diretório Central dos Estudantes, que será realizada nos dias 12 e 13, segunda e terça-feira.

Estudantes no Prédio da Reitoria
Foto: Izabel Liviski