Interferências leva 101 alunos do CDM para o palco e lota na estreia

O espetáculo Interferências levou 101 alunos do Curso de Dança Moderna (CDM) da UFPR para o palco do Teatro da Reitoria, ontem, 2. A estreia foi assistida por quase 700 pessoas, que lotaram o teatro. O CDM é um curso gratuito, com 180 vagas anuais, divididas em seis turmas de 30: Básico I e II, Intermediário, Acadêmico I e II e Iniciação. Os alunos têm de 9 a 23 anos.

O espetáculo foi dividido em sete “interferências”. Cada turma dançou uma coreografia e houve um dueto, com alunas do acadêmico II. O público, composto em grande parte por amigos e familiares, recebeu o primeiro grupo de dançarinas, meninas de 9 a 10 anos, já comovido. Com a sucessão de apresentações, o êxtase foi aumentando, tanto pela dança quanto pela realização de ver os jovens no palco pela primeira vez. “É uma vitória, uma etapa cumprida”, comemora Rafael Pacheco, instrutor do CDM.

Formação

Para os alunos, a experiência muda a perspectiva de vida de cada um. Segundo a instrutora e coreógrafa Juliana Virtuoso, os alunos “mudam a própria vida em função da dança”. É o caso de Suzana Leite de Oliveira, de 17 anos, aluna do Acadêmico II. Ela diz que a dança representou uma grande oportunidade para ela. “A dança ensina e contagia as pessoas”, diz. Com um ano de dança moderna, ela pretende ingressar na Téssera Companhia de Dança Moderna da Proec/UFPR.

O tempo de dança de Suzana é pouco, mas Juliana afirma que é comum este aprendizado acelerado. “No final do ano, meninas que não dançavam são bailarinas”, diz. Helen de Aguiar, bailarina, instrutora e coreógrafa, acredita que “aulas diárias e subir ao palco trazem maturidade. Elas sentem a responsabilidade de ser bailarinas”.

Os alunos do CDM têm aulas todos os dias: uma hora no básico I e II e 1,5 hora nas demais turmas. O curso dura oito meses. Toda estrutura física é fornecida pela UFPR, bem como os recursos humanos. Para os alunos, o custo é apenas com transporte e, eventualmente, com alimentação. No entanto, para a realização do espetáculo, os dançarinos acabam tendo que bancar o figurino. Esta situação deve mudar. No dia 23 de novembro, foi assinado um convênio com a Funpar, Fundação de Apoio da UFPR, para garantir o financiamento de todos os custos de produção.

Mil alunos

Ao longo de 20 anos de existência, o CDM já teve mais de mil alunos. Alguns deles foram aproveitados pela Téssera. Muitos fizeram o ciclo completo e permaneceram oito anos estudando dança. As inscrições para a seleção das turmas de 2010 abrem em 1º de fevereiro e terminam em 5 de março. Os candidatos devem ter, no mínimo, 9 anos. Na segunda semana de março será feita a seleção dos alunos. Além das aulas de dança, os alunos recebem também formação complementar teórica.

Serviço:

Curso de Dança Moderna da UFPR

Espetáculo: “Interferências”

Data: 02 a 06 de dezembro de 2009 (quarta-feira a domingo)

Local: Teatro da Reitoria, Rua XV de Novembro, 1299, Centro

Informações: 3310-2708 e 3310-2832