Integrar a todos e a cada um

Ser exemplo, servindo como motivador de outras ações que permitam à sociedade integrar a todos sem distinção. Com esse objetivo a atual administração da Universidade lançou o Programa ‘Integrar com Educação’ que visa atender às pessoas com necessidades especiais da comunidade universitária e àqueles que pretendem nela estudar ou trabalhar.

O Programa teve na inauguração do NAPNE – Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais o seu ponto principal, já que é nesse espaço – localizado no subsolo do Prédio Histórico que irá trabalhar uma equipe multidisciplinar para atender à todos aqueles que possuam necessidades especiais na instituição. São pedagogos, psicólogos, arquitetos, além de estagiários dessas e de outras áreas afins que sob a coordenação da professora Neusa Moro irão por em prática o Programa.

Segundo a coordenadora do NAPNE, a Universidade já deu vários passos na consolidação desse Programa, mas foi a decisão dessa atual gestão que possibilitou sua implantação. ‘Muitas discussões aconteceram nos últimos anos, mas foi a vontade que marcou todas as decisões dessa gestão, principalmente pela sua vontade de promover a inclusão, que possibilitou que também as pessoas com necessidades especiais sejam atendidas.’

Apesar de não haver um estudo detalhado e que diga com precisão quantos são os servidores e estudantes que hoje fazem parte da comunidade universitária e que possuem alguma necessidade especial, estima-se que o número seja de 5%. ‘Entre os trabalhos do NAPNE está justamente fazer esse levantamento, para que ações concretas possam ser tomadas’, esclarece a coordenadora. Mas ela afirma que estão na pauta das ações a adequação dos espaços físicos e a capacitação dos professores e técnicos para o atendimento, além de outras.

Comunidade externa – Além de representantes das diversas entidades que atuam com pessoas com necessidades especiais, estiveram presentes na cerimônia e compuseram a mesa de honra o bispo auxiliar da Arquidiocese de Curitiba, Dom Ladislau Biernaski – que abençoou o local, o procurador do Ministério do Trabalho Ricardo Tadeu Marques da Fosneca, o senador da República Flávio Arns e o aluno do Mestrado em Ciências Sociais Anael Cintra.

Dedicação – Para o reitor Carlos Moreira Júnior o lançamento do Programa é apenas o começo de uma caminhada e do resgate que a Universidade faz frente a sociedade. ‘Nos precisamos continuar avançando. Por isso, apesar de uma nova gestão começar na próxima semana e da qual eu faço parte, não nos basta apenas consolidar programas importantes, mas continuar fazendo. Continuar dando o exemplo, como o Programa ‘Integrar com Educação’ está fazendo.’

Cerimônia de lançamento do programa Integrar com Educação
Foto: Isabel Liviski

Vários segmentos da sociedade estiveram presente