Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Instagram da UFPR atinge 50 milhões de visualizações em 2023

Em 2023, a página do Instagram da Universidade Federal do Paraná (UFPR) alcançou 50 milhões de visualizações e o conteúdo chegou a mais de 26 milhões de pessoas. No total, foram compartilhadas 628 postagens, que receberam mais de 2,5 milhões de curtidas e 35 mil comentários. Hoje, o perfil oficial da UFPR tem quase 167 mil seguidores, o terceiro maior entre as universidades federais do país. Os números tornam-se ainda mais relevantes pelo motivo de que a UFPR não investe em patrocínio de postagens, o alcance é 100% orgânico. No perfil, o público tem a oportunidade de acompanhar informação, divulgação científica, histórias de vida, bom humor, serviços, além de imagens especiais da universidade.

Segundo o Reitor, Ricardo Marcelo Fonseca, “A popularidade das redes sociais da UFPR é resultado de um trabalho de longo prazo e da capacidade da instituição de se conectar com uma audiência diversa, demonstrando a importância de compartilhar informações de maneira acessível, inclusiva e atrativa”. O alcance expressivo conquistado neste ano evidencia não apenas a notoriedade dos conteúdos postados, mas também a eficácia das estratégias de promoção adotadas pela Superintendência de Comunicação e Marketing da UFPR (SUCOM).

Em março deste ano, a UFPR foi a única universidade pública brasileira entre as 50 indicações à final da 1ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública. A UFPR foi finalista na categoria Inclusão e Diversidade. A premiação selecionou instituições públicas por meio de critérios de envolvimento e de engajamento de publicações nas redes sociais.

O sucesso da UFPR no Instagram não apenas reforça sua posição como uma instituição de ensino superior de destaque, mas também evidencia a importância crescente das redes sociais no cenário acadêmico. “Ao criar uma presença digital dinâmica, atenta às tendências e interativa, a UFPR atraiu novos seguidores e fortaleceu seu relacionamento com a comunidade, demonstrando que o sucesso no mundo digital é uma extensão natural do compromisso da instituição com a excelência acadêmica”, disse Carlos Rocha, Superintendente de Comunicação da UFPR.

Mais curtidos

As postagens mais curtidas do perfil do Instagram em 2023 trouxeram temáticas como inclusão, divulgação científica, combate à desinformação e cotidiano dos estudantes na universidade. Com mais de 374 mil curtidas e quase 6 milhões de pessoas alcançadas, a postagem colaborativa entre a UFPR e o portal Eco Up Sustentabilidade resultou no vídeo mais visto do perfil em todo o ano. A tecnologia das células solares orgânicas, desenvolvida pela instituição, alcançou reconhecimento em todo o território nacional, engajando até personalidades de fora do meio acadêmico.

Post colaborativo entre o portal Eco UP Sustentabilidade e a UFPR. Foto: Reprodução Instagram.

O segundo vídeo mais visualizado foi protagonizado por um professor do Programa de Pós-graduação em Psicologia da universidade e conquistou mais de 90 mil curtidas, com alcance de quase 1 milhão de pessoas. O conteúdo mostra o sensível gesto do docente ao acolher o filho de uma estudante durante a aula de Mestrado, para desenhar uma aranha no quadro-negro a pedido da criança, emocionando espectadores em todo o país.

Mostrando uma das maiores políticas de permanência estudantil da universidade, o vídeo viral sobre o dia de um estudante almoçando no Restaurante Universitário (RU), pelo valor de R$1,30, um dos valores mais baixos praticados no país entre os restaurantes das instituições federais de ensino superior (IFES), rodou o Brasil e provocou muita nostalgia nos egressos, alcançando mais de 161 mil pessoas e quase 15 mil curtidas.

A página do instagram da UFPR soube usar a data do dia 1º de abril, Dia da Mentira, para combater desinformação e desmistificar as fake news que são disseminadas sobre as universidades. O carrossel “As Mentiras que Contam sobre as Universidades Públicas” obteve mais de 23 mil curtidas e alcançou mais de 153 mil pessoas.

“As redes da UFPR são a grande vitrine da universidade e cada uma delas adota uma linguagem e conteúdos adequados ao perfil do seu público. No caso do Instagram, a união de sensibilidade, humor e informação consolida a UFPR como parceira da sua comunidade interna e externa. Isso mostra que estamos no caminho certo, alcançando nosso principal objetivo: informar, divulgar ciência, prestar serviço, promover a aproximação e o diálogo da universidade com a comunidade”, define Juliana Pinheiro, a Relações Públicas responsável pelas mídias sociais da UFPR.

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Finanshe: Primeiro evento da UFPR sobre investimentos e finanças voltado para às mulheres
A Liga de Investimentos e Finanças da Universidade Federal do Paraná (UFPR) promove o  primeiro...
Psicologia para todos: Vivências musicais para qualidade de vida na doença de Parkinson
A atividade será realizada no dia  30 de abril, às 11h, através do Projeto Psicologia para Todos,...