Em 2023, a página do Instagram da Universidade Federal do Paraná (UFPR) alcançou 50 milhões de visualizações e o conteúdo chegou a mais de 26 milhões de pessoas. No total, foram compartilhadas 628 postagens, que receberam mais de 2,5 milhões de curtidas e 35 mil comentários. Hoje, o perfil oficial da UFPR tem quase 167 mil seguidores, o terceiro maior entre as universidades federais do país. Os números tornam-se ainda mais relevantes pelo motivo de que a UFPR não investe em patrocínio de postagens, o alcance é 100% orgânico. No perfil, o público tem a oportunidade de acompanhar informação, divulgação científica, histórias de vida, bom humor, serviços, além de imagens especiais da universidade.
Segundo o Reitor, Ricardo Marcelo Fonseca, “A popularidade das redes sociais da UFPR é resultado de um trabalho de longo prazo e da capacidade da instituição de se conectar com uma audiência diversa, demonstrando a importância de compartilhar informações de maneira acessível, inclusiva e atrativa”. O alcance expressivo conquistado neste ano evidencia não apenas a notoriedade dos conteúdos postados, mas também a eficácia das estratégias de promoção adotadas pela Superintendência de Comunicação e Marketing da UFPR (SUCOM).
Em março deste ano, a UFPR foi a única universidade pública brasileira entre as 50 indicações à final da 1ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública. A UFPR foi finalista na categoria Inclusão e Diversidade. A premiação selecionou instituições públicas por meio de critérios de envolvimento e de engajamento de publicações nas redes sociais.
O sucesso da UFPR no Instagram não apenas reforça sua posição como uma instituição de ensino superior de destaque, mas também evidencia a importância crescente das redes sociais no cenário acadêmico. “Ao criar uma presença digital dinâmica, atenta às tendências e interativa, a UFPR atraiu novos seguidores e fortaleceu seu relacionamento com a comunidade, demonstrando que o sucesso no mundo digital é uma extensão natural do compromisso da instituição com a excelência acadêmica”, disse Carlos Rocha, Superintendente de Comunicação da UFPR.
Mais curtidos
As postagens mais curtidas do perfil do Instagram em 2023 trouxeram temáticas como inclusão, divulgação científica, combate à desinformação e cotidiano dos estudantes na universidade. Com mais de 374 mil curtidas e quase 6 milhões de pessoas alcançadas, a postagem colaborativa entre a UFPR e o portal Eco Up Sustentabilidade resultou no vídeo mais visto do perfil em todo o ano. A tecnologia das células solares orgânicas, desenvolvida pela instituição, alcançou reconhecimento em todo o território nacional, engajando até personalidades de fora do meio acadêmico.
O segundo vídeo mais visualizado foi protagonizado por um professor do Programa de Pós-graduação em Psicologia da universidade e conquistou mais de 90 mil curtidas, com alcance de quase 1 milhão de pessoas. O conteúdo mostra o sensível gesto do docente ao acolher o filho de uma estudante durante a aula de Mestrado, para desenhar uma aranha no quadro-negro a pedido da criança, emocionando espectadores em todo o país.
Mostrando uma das maiores políticas de permanência estudantil da universidade, o vídeo viral sobre o dia de um estudante almoçando no Restaurante Universitário (RU), pelo valor de R$1,30, um dos valores mais baixos praticados no país entre os restaurantes das instituições federais de ensino superior (IFES), rodou o Brasil e provocou muita nostalgia nos egressos, alcançando mais de 161 mil pessoas e quase 15 mil curtidas.
A página do instagram da UFPR soube usar a data do dia 1º de abril, Dia da Mentira, para combater desinformação e desmistificar as fake news que são disseminadas sobre as universidades. O carrossel “As Mentiras que Contam sobre as Universidades Públicas” obteve mais de 23 mil curtidas e alcançou mais de 153 mil pessoas.
“As redes da UFPR são a grande vitrine da universidade e cada uma delas adota uma linguagem e conteúdos adequados ao perfil do seu público. No caso do Instagram, a união de sensibilidade, humor e informação consolida a UFPR como parceira da sua comunidade interna e externa. Isso mostra que estamos no caminho certo, alcançando nosso principal objetivo: informar, divulgar ciência, prestar serviço, promover a aproximação e o diálogo da universidade com a comunidade”, define Juliana Pinheiro, a Relações Públicas responsável pelas mídias sociais da UFPR.
O Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) está conduzindo uma pesquisa para avaliar […]
Em 2025, o Hospital Veterinário da Universidade Federal do Paraná celebra 75 anos de fundação. Para marcar a […]
Durante a cerimônia de encerramento da 6th South American Conference on Industrial Engineering and Operations Management, realizada recentemente, […]
Na tarde desta quarta-feira (14), a Universidade Federal do Paraná (UFPR) oficializou a entrega dos títulos de eméritas […]