A Universidade Federal do Paraná divulgou o edital de revalidação de diploma de graduação obtido em outro país para algumas categorias de migrantes – aqueles que possuem visto permanente por razões humanitárias e os que receberam o estado de refúgio. O prazo para as inscrições termina às 17 horas do dia quatro de junho, pela página do Núcleo de Concursos da UFPR.
O processo é dividido em três etapas – prova objetiva, prática e entrevista – e realizado todo em língua portuguesa. De acordo com o edital, são cabíveis de revalidação os diplomas que correspondam, quanto ao currículo, aos títulos ou habilitações conferidas pela UFPR, entendida a equivalência em sentido amplo, de modo a abranger áreas congêneres, similares ou afins. O edital exclui apenas a revalidação para migrantes médicos, isso porque o processo é regido por outra portaria (Revalida).
A revalidação é a possibilidade de reinserção adequada no mercado de trabalho desses profissionais que já chegam ao país qualificados e, sem o devido reconhecimento da formação, não conseguem exercer a profissão para a qual estão habilitados.
Os voluntários do projeto Migração, Refúgio e Hospitalidade estão disponíveis para esclarecimento de dúvidas ou auxílio com a inscrição, na sala 28 do Prédio Histórico da UFPR, na praça Santos Andrade.
Para informações sobre as inscrições, acesse aqui.
Confira o edital na íntegra.
O SUS é um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo Por Flavia Keretch, […]
Informações da CPA-UFPR Está no ar a Avaliação Institucional 2025 da Universidade Federal do Paraná (UFPR), coordenada pela […]
Universidades, entidades de classe, órgãos públicos e organizações de direitos humanos, no Brasil e no exterior, ressaltaram a […]
Elas acontecem em Curitiba e Paranaguá, e integram a programação da 19ª Primavera dos Museus Com informações do […]