Estudo sobre tratamento de carrapatos em bovinos e redução do uso de acaricidas foi reconhecido pela FAO, órgão da ONU
A forma como as populações bovinas estão distribuídas pelo mundo é fruto de uma dinâmica complexa, que envolve aspectos socioculturais, práticas agrícolas e condições climáticas de cada região. A compreensão desses fatores ajuda na formulação de melhores estratégias de sustentabilidade. Nesse contexto, o professor Marcelo Beltrão Molento, do Departamento de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Paraná (UFPR), desenvolveu o Sistema Integrado de Controle Parasitário (SICOPA), voltado ao enfrentamento de um dos maiores desafios da pecuária mundial: a infestação por carrapatos em bovinos.
Esse sistema reduz o uso de acaricidas, produtos que combatem os carrapatos, além de diminuir gastos e perdas de produtividade do rebanho de bovinos. Em suas pesquisas, o professor Marcelo procura modos mais eficientes e sustentáveis para o controle dos carrapatos. “Um controle mais racional das infestações pode melhorar o bem-estar animal e também contribuir para sistemas mais sustentáveis”, explica.
Após dez anos da implantação do sistema no país, o Ministério da Agricultura oficializou o tratamento seletivo de bovinos no Programa Nacional de Agricultura Sustentável.
Leia mais
UFPR oferece programa sustentável para o controle de carrapato em bovinos
Mapa publica manual sobre sistema de controle do carrapato em bovinos desenvolvido na UFPR
Reconhecimento internacional
Além da valorização institucional no Brasil, o trabalho do professor Marcelo Beltrão Molento foi indicado para receber o Reconhecimento Técnico Global da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) pela atuação nas atividades de desenvolvimento de estratégias inovadoras para a Saúde Única, na área de Transformação Sustentável da Pecuária, Saúde Única, Saúde Animal e Centros de Referência.
A premiação acontecerá na sede da entidade em Roma, Itália, no dia 15 de outubro de 2025. A Cerimônia Global de Reconhecimento Técnico da FAO reconhecerá as melhores práticas e abordagens inovadoras de todo o mundo, que promovam a segurança alimentar global, o desenvolvimento sustentável e a transformação dos sistemas agroalimentares.
Qual a visão que os paranaenses têm sobre ciência e tecnologia? Este foi o tema da Pesquisa de […]
Caminhabilidade marca cidades com boa qualidade de vida e norteou o projeto Caminhar Curitiba para avaliar trajeto de […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) é pioneira na capacitação de professores e pesquisadores sobre a chamada Lei […]
Ministro estará à frente da Corte no biênio 2025-2027, sucedendo Luís Roberto Barroso Ex-professor titular de Direito Civil […]