Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Mapa publica manual sobre sistema de controle do carrapato em bovinos desenvolvido na UFPR

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento publicou recentemente um manual sobre o Sistema Integrado de Controle Parasitário (Sicopa) de manejo e controle do carrapato dos bovinos. Trata-se da obra  “Avaliação Seletiva de Bovinos para o Controle do Carrapato  –  Rhipicephalus microplus “. A publicação, com 56 páginas, está disponível no site do Mapa, neste link. O sistema será utilizado no novo Programa de Controle Seletivo do Carrapato Bovino em todo o Brasil  e foi desenvolvido no Setor de Ciências Agrárias da UFPR.

Segundo o criador do Sicopa, doutor em Parasitologia Clínica Veterinária e professor da Universidade Federal do Paraná, Marcelo Molento, atualmente não existe no país um programa amplo de controle deste parasito. Segundo ele, as vantagens do Sicopa são a redução do uso de acaricidas no rebanho e com isso a diminuição da resistência do parasito a estes produtos, além da diminuição das perdas de produtividade.

O Sicopa tem 22 ferramentas que podem ser adaptadas e podem ser us

Prof. Marcelo Molento (foto arquivo pessoal)

adas em fazendas no Brasil e em outros países sul americanos como o Paraguai, Argentina e Uruguai, onde também ocorre o carrapato dos bovinos. O Sistema prevê que o animal que apresentar até 20 parasitos em apenas um lado do corpo será passível de tratamento com acaricidas; os demais não serão tratados.

De acordo com o professor, o uso do tratamento seletivo exige mais empenho do veterinário, pois deve ser feita a contagem dos parasitos em todos os animais, para identificar os indivíduos parasitados. Segundo ele, cerca de 60% a 70% dos animais não excedem a contagem mínima e não precisarão ser tratados. “Os animais que recebem a menor quantidade de tratamentos são também os animais que permanecem com mais facilidade no rebanho além de serem mais saudáveis”, informa o professor.

Curso de capacitação no Rio Grande do Sul

O programa deve ser adotado como política de ação do Mapa, em conjunto com o Prof. Molento. A parceria UFPR e Mapa já começou a ter bons frutos concretos, pois já houve a realização de três cursos para formação técnica. Ainda estão previstos mais 10 cursos e ainda palestras e dias de campo em que serão abordadas as ferramentas do Programa.

Treinamento em sistema integrado na UFPR

O carrapato é um dos principais parasitos de bovinos no Brasil, que pode causar prejuízos de até R$ 10 bilhões por ano. O carrapato está disseminado no rebanho de todo o Brasil, principalmente entre as raças europeias. Nos bovinos jovens, pode provocar a morte e nos adultos a perda de peso de até 100 quilos.

( Fontes: Site Mapa e prof. Marcelo  Molento. )

Sugestões

Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...
Pesquisadores relatam primeira evidência de poluição por biomídias plásticas no litoral do Paraná
As biomídias plásticas (termo usado pela indústria de saneamento) são pequenas peças plásticas perfuradas...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...