Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Iniciativa de alunos da UFPR, curso que prepara vestibulandos de música ajuda a aprovar 100% da turma

Foi a primeira vez desde 2018 que o projeto de extensão Levare, cursinho comunitário pré-vestibular, viu toda a sua turma ser aprovada nos cursos de musica da UFPR e da Unespar. Inscrições para próxima turma estão abertas até 8/3

Criado em 2018, o curso pré-vestibular de música Levare, iniciativa de graduandos e pós-graduandos de música da Universidade Federal do Paraná (UFPR), teve uma boa notícia em 2024. Os dez alunos do curso, que prepara para provas práticas dos vestibulares do Paraná, foram aprovados nos vestibulares da UFPR e da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), da Universidade Estadual do Paraná (Unespar).

O Levare é um projeto de extensão na forma de curso comunitário pré-vestibular realizado por alunos da graduação e da pós-graduação em Música da UFPR, sob supervisão de professores do Departamento de Artes Visuais e Música (DeArtes) da UFPR.

Desde a sua criação, passaram pelo cursinho mais de 100 alunos. Foi a primeira vez que todos foram aprovados — a taxa de aprovação sempre oscilou entre 85% e 95%.

Na foto da turma de 2024 do cursinho pré-vestibular Levare, a coordenadora Gabriele dos Santos (de branco, com camiseta da UFPR); e Marlene de Miranda (em pé, de camisa azul). Foto: Johann Hollerbach Shutte/Levare UFPR/Divulgação

“Foi incrível”, conta a atual coordenadora do Levare, Gabriele Caitano dos Santos, que é aluna do bacharelado de Música da UFPR.

“Muitos colegas que temos hoje já passaram pela gente no cursinho, muitos dos nossos alunos foram para Belas [Escola de Música e Belas Artes do Paraná, a Embap] e FAP [Faculdade de Artes do Paraná] também. Ver o avanço deles em suas áreas é muito bom. Ver o nome dos alunos na lista de aprovados me traz a mesma alegria que tive quando o meu nome estava na lista de aprovados”.

Ela reforça que, para os professores do cursinho, o projeto serve de campo de formação para a docência em música, rendendo bagagem pedagógica. 

Tutoria

Os alunos do cursinho têm uma jornada diferente, que acompanha as características do vestibular de música da UFPR, que tem etapa prática, chamada de teste de habilidades específicas (THE), voltada a avaliar o conhecimento musical do candidato. Assim, o Levare funciona como uma tutoria particular dentro dos eixos do THE: teoria musical; percepção musical; história da música; e práticas musicais.

Isso faz da turma do Levare uma experiência diferente para os alunos. “Sempre cantei de ouvido e achava teoria um ‘trem’ bem complicado, me sentia insegura tentando aprender sozinha. Quando comecei no Levare, a cada aula eu me encantava mais com o fato de ‘estar entendendo’ tudo que sempre me amendrontou”, lembra uma das alunas, Marlene Miranda, aprovada na Unespar.

No caso do curso de Música da UFPR, são disponibilizadas 40 vagas por ano, divididas entre bacharelado e licenciatura, unicamente pelo vestibular. A Embap ofertou no seu último vestibular 18 vagas para a licenciatura em música e 14 para o bacharelado em música popular cobrando etapa de THE.

Inscrições abertas

O curso já está com as inscrições abertas para uma nova turma, com aulas a partir do dia 11 de março.

As inscrições podem ser feitas até 8 de março por este formulário on-line. A prioridade é para candidatos de baixa renda, mas o quesito não é eliminatório.

SERVIÇO
Inscrições para o cursinho comunitário pré-vestibular de música Levare UFPR
Quando:
até 8/3
Onde: via formulário on-line
Mais informações pelo e-mail cursinhomusica.ufpr@gmail.com

Acompanhe as ações do Projeto Levare no Facebook e no Instagram

📳 Receba notícias da UFPR no seu celular

Sugestões

Projeto de Extensão da UFPR realiza podcast mensal; saiba mais
O Eduquê é um podcast mensal que promove a partilha de conhecimento qualificado por ativistas e acadêmicos...
NC/UFPR promove encontro de elaboradores de provas para concursos e processos seletivos
Cerca de 140 pessoas participaram, no último domingo (16), do “Encontro de elaboradores de prova”, realizado...
Simepar prevê inverno com pouca chuva, altas temperaturas e rápidas ondas de ar frio; saiba mais
Todo esse fenômeno será sob influência do fenômeno climático La Niña O inverno começa às 17h51 desta...
PPGTurismo UFPR recebe destaque no 18º Fórum Internacional de Turismo do Iguassu
Evento realizado na UNIOESTE de Foz do Iguaçu reconheceu a UFPR com o maior número de aprovações entre...