III Concurso de Direitos Humanos é aberto à participação dos estudantes da UFPR

A AUGM/UFPR – Associação de Universidades do Grupo Montevideo, as Cátedras da UNESCO Cultura da Paz e o Auto Comissariado da ONU para os Refugiados convidam a todos os estudantes da UFPR a participarem do “III Concurso de Direitos Humanos – Ensaio sobre o tema: Genocídios no Século XX”.

O objetivo do concurso é a promoção dos Direitos Humanos e a sensibilização no meio universitário, aliada ao fortalecimento da consciência cívica, a favor do respeito pelos Direitos do ser humano. A escolha do tema “Genocídios do Século XX” resulta do fato de ser este um dos maiores desafios contemporâneos.

Podem participar estudantes universitários e de nível terciário de todo o mundo. Os trabalhos, individuais ou coletivos – equipes de no máximo 5 integrantes, deverão ser apresentados no idioma espanhol.

O prêmio, de 20 mil pesos uruguaios – o equivalente a R$ 2.200,00 – será entregue na Universidad de La Republica, em Montevideo, numa cerimônia no dia 9 de dezembro. Os trabalhos podem ser inscritos até o dia 1º de Novembro. Também serão entregues Menções de Honra àqueles estudantes cujos textos tenham se destacado. Os ensaios apresentados serão incluídos no Banco de Dados da Cátedra da UNESCO que também terá o direito de reproduzi-los em favor da defesa dos Direitos Humanos.

Mais informações sobre como participar podem ser obtidas através dos e-mails augm@ufpr.br, ddhhufpr@ufpr.br e ddhh@oce.edu.uy ou pelo telefone 3361-3293 com Marcírio.

Fonte: Vivian de Albuquerque