Imagem Padrão

Hospital do Trabalhador é recadastrado como Hospital de Ensino

01 julho, 2005
00:00
Por

Anteriormente considerado um “Hospital Auxiliar de Ensino”, o HT já atendia estudantes não só da Universidade Federal do Paraná, com a qual mantém um convênio de mais de oito anos, com a FUNPAR – Fundação da UFPR, como também de outras instituições de ensino com a oferta de estágios. Atividade que agora deverá ser ainda mais intensificada com um novo incremento de recursos financeiros.

“O Hospital do Trabalhador atua em cinco missões diferentes: Urgência, Emergência e Trauma; Maternidade – atendendo gestações de alto risco; Pediatria – dando vazão ao trauma infantil; Infectologia – com uma ala exclusiva para tuberculose e AIDS e Saúde do Trabalhador – cuidando das doenças ocupacionais e acidentes de trabalho”, explica Geci Labres de Souza Júnior, diretor geral do HT. “O convênio com a FUNPAR trouxe a missão de formar mão-de-obra, como um prolongamento da missão do Hospital de Clínicas. Mas sempre fomos considerados como um hospital auxiliar de ensino e, com a Portaria Interministerial 1000, de abril do ano passado, conseguimos concorrer ao recadastramento e garantir o recebimento de recursos do FIDEPS – Fundo de Incentivo de Desenvolvimento do Ensino e Pesquisa e do Integra SUS, que já vínhamos recebendo, além da nova verba do município – gestor pleno de saúde – que virá devido sermos agora um hospital de ensino”, explica.

Segundo o diretor do HT, isso irá possibilitar a compra de mais material e contratação de mão-de-obra, oferecendo melhores condições de ensino para os estudantes das mais variadas áreas da saúde, além de mais qualidade de atendimento. Os recursos provenientes do recadastramento serão ajustados anualmente de acordo com as metas do hospital que também serão verificadas a cada 90 dias.

“Os recursos são importantes, mas mais importante ainda é o título de hospital de ensino”, diz. “Ele significa que atendemos bem os pacientes e que ensinamos bem os alunos. A multiplicação de nossa qualidade acontece com a mão-de-obra que sai daqui para trabalhar em outras instituições. Só no ano passado, tivemos 4,4 mil estagiários, entre residentes, graduando e pós-graduandos. É muita gente e a tendência é aumentar com o aval dos Ministérios da Saúde e da Educação. A assinatura dos ministérios define que o HT já pode começar a fazer o pacto de valores com o município e isso deve ocorrer já nos próximos meses.”

Convênio com a FUNPAR – No último dia 21, a UFPR, as Secretarias municipal e estadual da Saúde e a FUNPAR assinaram um termo aditivo que prorroga por dois anos o convênio para o desenvolvimento e gestão do Hospital do Trabalhador, firmado entre as quatro instituições ainda em 1997.

Com a prorrogação do convênio, fica garantido o repasse de recursos do Estado para a FUNPAR, como gestora administrativa. O valor do repasse mensal é de R$ 460 mil destinados à manutenção do hospital.

Foto(s) relacionada(s):

Foto: Izabel Liviski

Fonte: Vivian de Albuquerque

Sugestões

28 julho, 2025

Contrato de R$ 15 milhões com a empresa Nutriville foi firmado na noite desta segunda-feira (28) e garante […]

28 julho, 2025

Eventos reunirão cerca de 700 estudantes de 19 universidades da região Sul, entre os dias 30 de julho […]

25 julho, 2025

Prédio da Administração do Politécnico, em Curitiba, receberá iluminação especial azul na semana que começa nesta segunda (28) […]

24 julho, 2025

Ideia é selecionar novos autores para mentoria com bolsa de estudos e conto publicado em coletânea da Editora […]