Imagem Padrão

Hospital do Trabalhador comemora 70 anos

19 janeiro, 2017
10:14
Por
Ciência e Tecnologia
Foto: Samira Chami Neves/ Sucom

Foto: Samira Chami Neves/ Sucom

Com uma festa que reuniu a comunidade, servidores, autoridades e diretores de várias gestões, o Hospital do Trabalhador celebrou esta semana seus 70 anos. Fruto da parceria entre a UFPR/FUNPAR, o governo do Estado e a Prefeitura de Curitiba, o hospital é referência no atendimento a acidentados, área em que funciona também como unidade escola para alunos da UFPR,e já realizou mais de 3,1 milhões de atendimentos desde 1997, quando recebeu a atual denominação.

O reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, participou da comemoração, que teve bolo, parabéns tocado pela banda da polícia militar e um abraço coletivo no hospital. “Temos orgulho de fazer parte da história do Hospital do Trabalhador, que é fundamental para os nossos professores e na formação dos nossos estudantes”, afirmou.

O hospital foi inaugurado em 1947, como Sanatório Médico Cirúrgico do Portão, dedicado ao tratamento da tuberculose, e nessa fase tornou-se referência nacional na área de cirurgia torácica. Na década de 1980 ganhou a denominação de Hospital Geral do Portão, passando, na década seguinte, ao atendimento ao trauma, saúde do trabalhador, infectologia e materno-infantil, além de inaugurar o Centro de Atendimento Integral ao Fissurado Lábio-Palatal (Caif).

Em 1997, após convênio entre a Universidade Federal do Paraná, Funpar e secretarias estadual e municipal de saúde, ganhou o nome de Hospital do Trabalhador, e é reconhecido como um dos melhores serviços de trauma do país. É apontado pelo ministério da saúde como um modelo bem-sucedido de gestão para o setor hospitalar do SUS – Sistema Único de Sáude, atendendo patologias de grande impacto e relevância social, como tuberculose e Aids.

O HT é importante também por ser escola. Em parceria com a UFPR, estudantes de graduação e de pós-graduação, também profissionais, médicos e professores da área de saúde têm no local um campo fértil para aprender, ensinar, produzir e repassar conhecimentos.

De acordo com o diretor-geral do HT, Geci Labres de Souza Júnior, o segredo do sucesso do hospital está no quadro de funcionários, que hoje conta com mais de 1,6 mil profissionais. “Temos uma equipe extremamente comprometida com a qualidade do atendimento à população e com a evolução contínua deste hospital. E os que já passaram por aqui e dedicaram a vida em prol desta estrutura, que hoje é reconhecida nacionalmente pela excelência dos serviços prestados”.

Clique aqui para ver mais fotos do evento.

Sugestões

22 dezembro, 2025

Diversidade de sapos pequenos que vivem debaixo da serrapilheira das montanhas da Mata Atlântica expõe existência de microrrefúgios […]

20 dezembro, 2025

Retrospectiva | Produção científica da universidade em 2025 impulsionou a inovação, fortaleceu o desenvolvimento social e econômico e ampliou o diálogo com a […]

19 dezembro, 2025

Por Prograp-UFPR Estudantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da Universidade Federal do Paraná […]

19 dezembro, 2025

No ano em que a Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemorou duas décadas da implementação das cotas raciais, […]