Por Flávia Keretsch, sob orientação de Mário Messagi Junior
Nesta terça-feira (5), o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (HC-UFPR) completou 64 anos de fundação. As comemorações seguem até sexta-feira (8), quando será realizado o lançamento oficial da Campanha pelo HCzinho, o novo hospital pediátrico do Complexo HC, e apresentação do Mascote da campanha.
A festa contou com apresentação ao piano do professor Valderílio Azevedo, participação dos músicos Pilo Bartinikowski e Leo Marística, sorteio de ingressos para a 19ª Feijoada dos Amigos do HC — em prol da construção do Instituto de Pediatria da UFPR, apelidado de HCzinho — e a apresentação da logomarca comemorativa dos 65 anos da instituição, que será celebrado em 2026.
Inaugurado em 5 de agosto de 1961, o HC é o principal hospital universitário do Paraná, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), e referência em atendimentos de média e alta complexidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Com 63 mil metros quadrados de área construída, o HC é o maior hospital do estado e o terceiro maior hospital universitário do país. Conta com 3.584 profissionais, sendo 3.181 da área da saúde e 403 administrativos. Totalmente público, é o principal prestador de serviços do SUS no Paraná, com destaque em especialidades como Neurologia, Cardiologia, Dermatologia, Infectologia, Medicina Intensiva, Psiquiatria e Patologia.
Além da assistência, o hospital cumpre papel fundamental na formação de profissionais da saúde, sendo o principal hospital-escola da UFPR. Os pilares da instituição incluem ética, ensino e pesquisa, gestão participativa e sustentável, humanização, qualidade e segurança.
Ao longo de sua trajetória, o HC promoveu diversas celebrações marcantes. Em 2016, pelos 55 anos, houve culto ecumênico, presença de autoridades e o lançamento da campanha “HC 55 Anos – Somando Esperanças”. Em 2021, os 60 anos foram comemorados com uma cerimônia online, reunindo depoimentos de profissionais e lideranças da UFPR e da Ebserh.
Neste ano, a celebração contou com a presença de autoridades da instituição, integrantes do grupo Amigos do HC e do Instituto TMO – Casa Malice. Durante a cerimônia, o superintendente do Complexo HC, Adonis Nsar, destacou a relevância do hospital: “Mais do que um hospital nós somos uma família, cada colaborador, cada paciente, cada parceiro faz parte dessa grande comunidade, é juntos que nós construímos um ambiente de acolhimento, respeito e cuidado.”.
A vice-reitora, Camila Fachin, reforçou a importância humana da instituição: “Eu digo sempre que as instituições não têm alma e quem tem alma são as pessoas que fazem as instituições, entretanto eu vou ousar aqui hoje dizer que nosso Hospital de Clínicas tem alma sim, e a alma do nosso hospital é a soma de almas de cada um de nós que vive o HC”.
O evento foi encerrado com “Parabéns a Você” e distribuição de bolo, oferecido pelo Sindicato das Panificadoras do Paraná.
Por Flávia Keretsch, sob orientação de Mário Messagi Junior Nesta terça-feira (5), o Hospital de Clínicas da Universidade […]
O professor André Luís Vignatti, do Departamento de Informática da Universidade Federal do Paraná (UFPR), foi um dos […]
Evento segue até domingo (10) e é hospedado no Centro Politécnico da UFPR, em Curitiba Com informações dos […]
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) disponibilizou os resultados das pesquisas de avaliação interna aplicadas aos estudantes de […]