HC testa remédios para diabetes

Com o objetivo de encontrar o melhor tratamento para os portadores da diabetes do tipo 2, o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná está participando de estudos com diversos tipos de medicamentos para controlar a doença.

Para contribuir com o desenvolvimento de novos medicamentos e também para intensificar seu próprio tratamento, os voluntários devem atender a alguns requisitos, como não estar utilizando insulina e ter acima de 18 anos. Os que estiverem tomando medicamentos orais de quaisquer tipos, ou fazendo apenas dieta, poderão se candidatar a fazer parte da pesquisa.

O tipo 2 do diabetes surge normalmente a partir dos 40 anos. Com grande freqüência, está relacionado ao estilo de vida do paciente, como a má alimentação, a falta de exercícios físicos e, conseqüentemente, a obesidade, por exemplo. O histórico familiar também é um fator de risco importante para a doença. Do número total dos casos de diabetes, 90% são do tipo 2, os 10% restantes são do tipo 1, no qual a doença, freqüentemente, aparece na infância e na adolescência.

O processo de seleção levará em conta todos os requisitos estabelecidos e, depois da primeira consulta, os pacientes selecionados serão encaminhados ao tratamento designado. Os voluntários interessados em participar, devem entrar em contato com Rosângela ou Ivana pelo telefone 9992-6829, no horário comercial, das 8horas às 17h30min

Fonte: ACS