Nesta época do ano, o número de doadores de sangue que já está abaixo do esperado, se torna ainda menor. Atualmente, são feitas cerca de 30 doações por dia no Hospital de Clínicas, quando o ideal seria receber no mínimo 80 doadores. O estoque do Banco de Sangue do HC caiu 70% nesta semana, com relação às semanas anteriores.
Estima-se que 1,7% da população brasileira do sangue eventualmente. Marcelo Veiga, médico do Serviço de Hemoterapia do HC, considera que esse número deveria ser no mínimo de 3%. Ele também cita os motivos que fazem com que muitas pessoas não doem sangue:a falta de informação, a suposta “dor” causada e, principalmente, o medo de que o material utilizado não seja descartável, e que o doador possa vir a contrair alguma doença.
Veiga garante que esses medos são infundados: o material é totalmente descartável, e o Banco de Sangue faz de tudo para que o paciente se sinta o mais confortável possível no momento da doação. ”O doador voluntário que doa continuamente é sempre submetido a exames rotineiros. Além de obter informações sobre doenças transmissíveis, o seu sangue é de maior segurança, também diminuindo a proporção de inaptos à doação, que chega a 20% em nosso serviço”, garante.
A preocupação dos responsáveis pelo Banco de Sangue é que se os níveis continuarem baixos, cirurgias poderão ser suspensas.
COMO PROCEDER – Ao chegar no Banco de Sangue para uma primeira doação, portando documento, o doador fará um cadastro. Logo em seguida, passará por exames de anemia e de pressão arterial. Não tendo problemas nessas avaliações, o doador terá que responder a um questionário, que contará com perguntas sobre a sua saúde atual e passada. A doação em si, dura em torno de cinco a dez minutos. Um hospital, segundo Veiga, não funcionaria sem um Banco de Sangue. Por isso, considera que é importante não esperar que alguém da família precise de doadores.
Serviço:
Os doadores devem ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50Kg, não estar doente e apresentar um documento de identidade com foto.
O Banco de Sangue do HC que funciona de segunda a sexta-feira das 7h30 às 18h, e sábado das 9h30 às 15h, na Rua Agostinho de Leão Jr, 108, esquina com General Carneiro
(prédio central do HC).
Mais informações pelos fones: 3360-1875
Foto(s) relacionada(s):
Fonte: ACS
Falas em mesas redondas destacaram a atuação dos movimentos sociais e dos coletivos de periferia para viabilizar manifestações […]
De 22 de maio a 20 de junho, Curitiba recebe a exposição “Fanzine Ovo de Colombo”, que busca resgatar um momento histórico da mobilização estudantil paranaense.
Por Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação UFPR Em 2025, a Lei nº 13.123/2015, conhecida como Lei da Biodiversidade, […]
A Universidade Federal do Paraná realiza, de quinta (22) a domingo (25), a primeira edição do Universo UFPR […]