HC inicia as comemorações dos 49 anos

Seguindo a tradição dos outros aniversários, a comemoração terá a participação da comunidade apresentando eventos artísticos de dança, teatro e música. Durante a semana, na hora do almoço, serão realizados shows musicais. Nesta segunda, dia 2, tem gauchesca do Grupo da 1ª Região Tradicionalista MTG-PR; na terça, a banda Blindagem faz um show acústico; na quarta, a música sertaneja será comandada pela dupla Willian e Renan; na quinta será a vez da animação da banda Tático Móvel; e na sexta, dia 6, de volta aos anos 60 com a “beatle” banda Heyah, do médico reumatologista do HC, Vaderílio Feijó Azevedo, que, além das músicas dos “garotos de Liverpool”, cantará sucessos rock mundial.

Outros funcionários, que além de trabalhar no HC fazem atividades artísticas, também participarão das comemorações fazendo exposições e apresentações. Durante toda a semana haverá a exposição de quadros de dois funcionários artistas plásticos: Gilmar Luiz Dalla Bona e Neliana da Cunha

Antonievicz. O técnico em radiologia Alcides Franco da Rosa, de nome artístico Cid Franco, pega sua viola e canta sucessos da MPB enquanto os funcionários tomam o café da manhã (9h) e da tarde (15h) de terça-feira. O café dos funcionários de quarta-feira (15h), por sua vez, será animado pela visita dos bem-humorados Comédia Brasil, grupo de Stand Up Comedy. Já o

grupo de teatro Anticorpus, que já se apresentou nos festivais de teatro de Curitiba, Colombo e de Inverno da UFPR e conta com funcionários e pacientes do Hospital, apresentará o sucesso “Amor e Loucura” na quinta (15h) e na sexta (10h).

No “Momento Fotográfico”, que acontece na segunda-feira, com o apoio da Ticcolor, o funcionário é fotografado com fantasias variadas. Na semana seguinte, faz-se uma exposição das imagens que são trabalhadas de forma divertida colocando-os em cenas inusitadas.

O QUE COMEMORAR?

Muito embora tenha sido criado em 1961, a história do HC começa muito antes. Já em 1912, com a criação da Universidade do Paraná, e o curso de medicina, que na época necessitava de um hospital-escola e para tanto fazia uso da Santa Casa, do Cruz Vermelha, do N.Sa. da Luz e do Hospital da Criança. Já em 1918, os alunos do curso de Medicina da UFPR ficaram evidenciados pelo atendimento primoroso que foi dado a grande epidemia de gripe espanhola que se alastrou pelo Paraná. Porém, só em 1948 é que foi conseguida uma área para o Hospital. Na época, foi desapropriada uma área de 2.687m2 pertencente a Agostinho Ermelino de Leão, destinada à construção do prédio central do hospital.

Na década de 50 a universidade foi federalizada e o HC foi incorporado a ela, ainda um pouco antes das conclusões das obras. No dia 5 de agosto de 1961, foi oficialmente inaugurado pelo presidente Jânio Quadros

Na década de 1970, foi o primeiro centro médico do Brasil a criar o Diagnóstico de Doenças Neuromusculares pelo Serviço de Neurologia; realizou o primeiro transplante renal do Hospital e o primeiro de transplante de Medula Óssea da América Latina. Também naquela década foi realizado o primeiro transplante hepático e ainda de medula óssea utilizando células de sangue de cordão umbilical, além, de transplantes de córnea, coração e de ossos. Nesse período, a Unicef concedeu prêmio “Hospital Amigo da Criança” e o HC realizou a primeira cirurgia de epilepsia, pelo Programa de Cirurgia de Epilepsia do Hospital de

Clínicas.

De 2000 a 2010, fez a Integração do Hospital a Rede Nacional de

Humanização do Ministério da Saúde; realizou o primeiro transplante duplo intervivos de fígado e rim; implantou do Projeto de de Gestão de Unidades Funcionais; inaugurou Unidade de Urgência/Emergência em novo prédio. Criou o Centro de Pesquisa em Célula Tronco na área de Cardiologia e o Serviço de

Transplante de Medula Óssea , foi o primeiro do Brasil a receber o CERTIFICATE OF ACHIVEMENT, do NMDP – National Marrow Donor Program (Programa Nacional do Doador de Medula), por cumprir 100% dos requisitos exigidos para esse tipo de transplante e é referência mundial com a realização de quase 2 mil transplantes, desde sua criação. Ainda em 2009, foi referenciado para atender, prioritariamente, os casos de gripe influenza A H1N1 e credenciado ao Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Atenção Hospitalar. Em 2010, a equipe multidisciplinar de Medicina Fetal fez uma transfusão

sanguínea inédita no HC e, também, a primeira cirurgia no Brasil com o procedimento EXIT/OOPS para traqueostomia.

Após avaliação dos 46 hospitais universitários do país, o Ministério da Educação classificou o HC como o 3º Hospital Universitário do Brasil. Atualmente, o HC possui 60.920 mil m2 de área construída, 261 consultórios, 643 leitos distribuídos em 59 especialidades. Nele trabalham mais de 3.400 funcionários, 266 docentes e, ainda, 276 médicos residentes. Realiza uma média de 60.920 mil/mês atendimentos, com um índice de 1.464 internações e 837 cirurgias.

É o maior prestador de serviços do SUS (Sistema Único de Saúde)

do estado do Paraná. Como hospital universitário, da UFPR, seu corpo funcional, médicos, professores e residentes são reconhecidos, tanto pelo atendimento médico na área assistencial, quanto pela qualidade de ensino, pesquisas científicas e atividades de extensão.

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DE ANIVERSÁRIO DO HC/49 ANOS:

SEGUNDA – 02/08/2010

10:30 – 11:30 = Momento Fotográfico (no Hall da Direção)

12:00 – 13:00 = Dança Gaúcha – Grupo da 1ª Região Tradicionalista MTG/PR

(no Hall da Direção)

14:00 – 15:30 = Momento Fotográfico (no Hall da Direção)

TERÇA – 03/08/2010

09:00 – 10:00 = Show Cid Franco (no Refeitório)

12:00 – 13:00 = Show Blindagem Acústico (na Sala 1 do Anexo B)

15:00 – 16:00 = Show Cid Franco (no Refeitório)

QUARTA – 04/08/2010

12:00 – 13:00 = Show Willian e Renan (na Sala 1 do Anexo B)