HC inaugura núcleo de telemedicina

A Rute é um projeto de vídeo e web conferências criado com as finalidades de educação a distância, assistência remota e pesquisa de maneira colaborativa. Ela tem por objetivo aprimorar a telemedicina já existente e a infraestrutura, bem como integrar os projetos entre todas as instituições

participantes.

O lançamento oficial foi realizado às 10 horas, com a presença do reitor da universidade, Zaki Akel Sobrinho, do vice-reitor Rogério Andrade Mulinari, e da diretora geral do HC, Heda Maria Baska dos Santos Amarente. Além deles, estavam presentes médicos, pesquisadores e convidados.

“A Rute é a primeira fase de um projeto maior que pretende não só auxiliar em discussões e debates nas áreas de ciências da saúde, mas que também poderá ajudar em consultas de opinião e teleconsultas”, afirmou o coordenador do projeto, Luiz Ary Messina.

Hoje, 19 instituições de ensino, pesquisa e extensão já fazem parte do projeto – as primeiras ingressaram em 2006. A Rute é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia, apoiada pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e pela Associação Brasileira de Hospitais Universitários (Abrahue), sob a coordenação da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

Doação de poltronas

Além da inauguração da Rute, também foi realizada a entrega oficial de uma doação feita pela Associação dos Amigos do HC. As 114 poltronas reclináveis, num custo total de R$ 90 mil, foram doadas com o apoio do Fundo da Infância e da Adolescência. Elas foram colocadas ao lado dos leitos pediátricos e já podem ser utilizadas pelos familiares dos pacientes.

“Com a doação, o hospital está humanizando mais o atendimento do paciente e dos familiares”, afirmou Regina Tanaka, presidente do Comitê de Humanização do HC.

A permanência de um membro da família com a criança cria uma receptividade melhor do paciente no ambiente hospitalar e atende as normas da Vigilância Sanitária e do Estatuto da Criança e do Adolescente. Com a presença dos pais, a equipe de enfermagem tem mais facilidade de realizar procedimentos necessários na criança, melhorando a qualidade da assistência prestada e possibilitando uma melhora mais rápida no paciente.

O evento oficial contou com a participação do reitor da Universidade Federal do Paraná, Zaki Akel Sobrinho; da diretora geral do HC, Heda Maria Baska dos Santos Amarante; da presidente da AAHC, Maria Eliza Ferraz Paciórnik; de diretores, funcionários e membros do Comitê de Humanização do HC.

Lançamento da rede de telemedicina, no Auditório do Setor de Ciências da Saúde
Foto: Leonardo Bettinelli

Fonte: Manuela Salazar (estagiária) / Fernando César Oliveira (orientador) / Com informações da Assessoria do HC