Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

HC ganha selo comemorativo

Hoje (28) pela manhã os Correios lançaram, no hall de entrada do Hospital de Clínicas (HC) da UFPR, um selo comemorativo em homenagem aos 50 anos da instituição. A tradição de registrar eventos, personalidades e, neste caso, um hospital através de selos comemorativos em âmbito nacional e internacional é histórica e representativa da importância de quem ou o que é retratado na estampa.

Mais fotos aqui

‘O HC é 100% SUS, atende com excelência, faz ensino, pesquisa e extensão’, comemora o reitor da Universidade Federal do Paraná, Zaki Akel Sobrinho. ‘O selo vai percorrer o mundo levando a marca do hospital’, afirma ele, lembrando que no ano que vem a UFPR deverá ser agraciada com o selo de seu centenário. Além do lançamento, o evento de hoje ainda agradeceu as emendas parlamentares municipais que permitem a continuidade e a ampliação dos serviços do HC.

‘São mais de R$ 500 mil em emendas’, diz Heda Amarante, diretora geral do hospital. Os 25 parlamentares cujo mandato destinou recursos ao HC em 2010 receberam um diploma individual, denotativos da gratidão da comunidade universitária. A diretora complementa: ‘Estamos encerrando as comemorações dos 50 anos e fazemos questão de agradecer à cidade’.

Mais fotos aqui

O selo é patrocinado pela Caixa Econômica Federal, que é parceira da UFPR em vários eventos, como a Feira do Livro, a de Cursos e profissões e o Festival de Inverno. Já os Correios são responsáveis por sua fabricação, distribuição e comercialização. ‘É um momento especial para o HC, que é referência e tem se dedicado há anos à saúde e à formação dos médicos. É por isso que a direção dos Correios no Paraná presta essa homenagem’, comenta Paulo Araújo, gerente de saúde dos Correios .

Para o vereador licenciado Omar Sabbag Filho (PSDB) e diretor do Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec), que fica dentro da UFPR, as emendas feitas pela câmara em instituições como o HC são sempre um bom investimento. ‘Nos assegura porque não só atende a população de Curitiba, mas também do Estado e do Brasil como um todo, além de formar bons médicos’. Ele lembra ter conseguido uma emenda para a Maternidade Victor Ferreira do Amaral que foi utilizada na compra de aparelhos pré-natais. ‘Foi uma grande satisfação’, afirma ele.

Algaci Tulio (PMDB), que também estava presente, se diz convencido de que é praticamente uma obrigação dos parlamentares dar esse tipo de ajuda. Também participaram os vereadores Julieta Reis e Aladim Luciano.

Foto(s) relacionada(s):


Heda Amarante, diretora geral do Hospital de Clínicas, durante lançamento do selo
Foto: Rodrigo Juste Duarte

Fonte: Phillipe Trindade, com orientação de Ana Paula Moraes