Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

HC comemora 46 anos

Com a execução das músicas ‘Carinhoso’ (Pixinguinha), ‘Amigos para sempre’ (Don Black/Andrew Webber), ‘Como é grande o meu amor por você’ (Roberto Carlos), ‘Aquarela’ (Toquinho) e ‘Além do arco-íris’ (Harold Rart) o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná inicia hoje, dia 6, as comemorações dos 46 anos de sua fundação. A apresentação da pianista Elizabeth Reck, de seus filhos violinistas Fernando e Gustavo e da cantora Joanira Lima está marcada para as 10 horas, no hall da direção geral do Hospital de Clínicas, onde também se concentrarão amigos, autoridades municipal e estadual, bem como o reitor da UFPR, Carlos Augusto Moreira Júnior; e Giovanni Loddo, diretor do HC. A cerimônia oficial de abertura das festividades será encerrada com a clássica canção ‘Parabéns a você’, que será entoada por aproximadamente 30 crianças do Centro de Educação Infantil Pipa Encantada, que abriga os filhos dos servidores do Hospital.

Atividades comemorativas – No período da tarde, às 15 horas, prestará homenagem ao HC 22 crianças dos grupos de ballet da Escola Leonel Brizola (em Tatuquara) e da Fundação Cultural Terminal do Carmo. As bailarinas, de idades compreendidas entre os 7 e 10 anos, apresentarão, segundo a professora Rosa Gomes, quatro números, entre eles, as fadinhas da valsa ‘A bela adormecida’ e ‘Sonhos’, do desenho animado Princesa Encantada. Para prestigiar o espetáculo das crianças, que terá como palco o hall da direção do Hospital, servidores administrativos, residentes, alunos da Pipa Encantada, e público em geral.

Pura Magia – Na terça-feira, 7, das 10 às 12 horas, o mágico Luciano Pasquale estará percorrendo os andares do HC e fazendo números para alegrar e encantar os pacientes, em especial, as crianças. É a segunda vez que esse artista, conhecido popularmente graças às suas apresentações televisivas e em casas noturnas de Curitiba. Ainda na terça-feira, só que às 15 horas, será a vez dos pacientes da Pediatria homenagearem o Hospital, cantando parabéns. O HC agradecerá oferecendo aos pequenos, bolo e salgadinhos, doados por confeitarias da cidade (Caruso, Alice Doces, Panificadora Pão de Mel, Casa da Coxinha e Selma bolos artísticos). Para animar a festa, palhaços e personagens infantis de desenho animado já foram convocados. Eles integram o elenco da empresa Aladim Festas.

Na quarta-feira, 8, o HC receberá oficialmente um equipamento de ultra-sonografia, que possibilitará ao Centro Integrado da Mama ampliar em cerca de 100% o número de pacientes atendidos, contribuirá para diminuição de oito para dois meses no tempo de espera entre o encaminhamento, pelos postos de saúde, e a apresentação do diagnóstico final da doença e início do tratamento de tumores malignos. O Hospital de Clínicas receberá esse equipamento graças à premiação da médica radiologista Maria Helena Louveira, única selecionada em Curitiba no concurso nacional promovido pelo Instituto Avon. A entrega ocorrerá às 10 horas, no Centro Integrado da Mama, nas dependências do HC.

Uma apresentação de dança de salão é o que está programado para às 12 horas, também da quarta 8, no hall da direção do Hospital de Clínicas. Os artistas, alunos e instrutores do Centro de Dança Latina Walmir Secchi, de Curitiba, dançarão vários estilos de dança, que vão da salsa, passando pela rumba, forró, tango, bolero, merengue, samba e lambada-zouk. O grupo promoverá uma interatividade com os técnico-administrativos, enfermeiros, médicos, estudantes, entre outros, que estarão gozando o horário de almoço. É a segunda vez que esse grupo se apresentará no HC.

‘Essa grande família’ – ‘Essa grande família’ é o título da peça teatral que será encenada, ainda na quarta-feira, às 15 horas, no anexo B do HC, por um grupo de funcionários que desde 2001 vem colocando seu talento a serviço de atividades educativas. Segundo o diretor do grupo e roteirista das peças, Renildo Meurer, essa produção é uma paródia da ‘Grande Família ‘, programa humorístico veiculado na televisão. Conta ainda que a maior parte da história se passa num hospital, que trata mal o paciente. Esse, no entanto, implora para ser encaminhado ao Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná. O grupo também tem em seu currículo apresentações em outros hospitais, como é o caso do Evangélico, Erasto Gaertner, Pilar, Santa Casa, Trabalhador e Maternidade Curitiba.

Para que um maior número de integrantes da comunidade interna possa assistir à apresentação teatral, o grupo entrará em cena novamente na quinta-feira, 9, às 10 horas. Na sexta-feira, 10, no período das 11 às 14 horas, o público que transita pelo HC poderá viver momentos de glória, dedicados normalmente às

grandes celebridades: é que a fotógrafa Andréa Paccini montará um estúdio no hall da direção do Hospital, e fará fotos de funcionários, em pacientes que se locomoverem de seus quartos para os ambulatórios, de visitantes, entre outros. As imagens captadas pela fotógrafa serão reveladas pela Ticcolor, que doará ao Hospital 100 fotos, na medida 15×21.

Uma semana após esse evento, as imagens serão expostas no HC e posteriormente oferecidas aos eleitos pela câmera de Paccini. Paralelamente a esse ‘Momento Fotográfico’, o público em geral também poderá visitar a exposição de imagens da mesma autora, produzidas no Serviço de Voluntários do Hospital. As fotografias estarão expostas, no hall do HC, a partir de amanhã, dia 6 e podem ser vistas até o próximo dia 10.

Foto(s) relacionada(s):

Foto: HC

Link(s) relacionado(s):

Fonte: Assessoria de MKT do HC