Gratuito, livro foi elaborado por pesquisadores que têm se debruçado sobre os impactos da inteligência artificial generativa (IAG) na pesquisa acadêmica e no ensino
Lançado em dezembro pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e já disponível para download, o livro “Diretrizes para o uso ético e responsável da Inteligência Artificial Generativa“ busca discutir e promover o uso producente da inteligência artificial (IA) generativa no mundo acadêmico.
A obra tem entre seus autores o professor e pesquisador do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Rafael Cardoso Sampaio. Os outros autores são Marcelo Sabbatini, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e Ricardo Limongi, da Universidade Federal de Goiás (UFG).
Segundo eles, a premissa do livro é “desmistificar o entusiasmo exagerado (hype) em torno da tecnologia, assim como os temores infundados”. Assim, tem como objetivo ser um guia prático e de fácil consulta em meio à ausência de materiais similares no Brasil.
O e-book aborda dos princípios de funcionamento e aplicações práticas da tecnologia às possibilidades de uso em diferentes fases da pesquisa acadêmica. Também aprofunda a discussão sobre as atuais limitações da IA, entre eles os vieses e os riscos à privacidade e integridade acadêmica, assim como a necessidade de preservação da agência humana e do uso eticamente orientado.
A publicação tem apoio da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP) e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs), que reconhecem a importância do debate sobre os impactos da IA nas pesquisas acadêmicas e a necessidade de maturação da discussão.
(Com informações da Intercom)
📳 Receba notícias da UFPR no seu celular
O prazo é o mesmo para os dois grupos: de 20 a 22 de janeiro A chuva forte […]
Interessados em concorrer a uma vaga na UFPR pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) já podem se inscrever […]
Estão abertas até 8 de fevereiro as inscrições para a edição 2025 do Polo Olímpico de Treinamento Intensivo […]
Servidores técnico-administrativos da Universidade Federal do Paraná já podem preencher a primeira fase da Avaliação de Desempenho 2025. […]