Grupos Artísticos da UFPR transmitem à comunidade a linguagem da Arte

“Os espetáculos e concertos mostraram a pluralidade cultural que integra a UFPR”, destaca o coordenador. As várias linguagens da Arte são então sentidas e transmitidas pela Téssera Companhia de Dança, PalavrAção Companhia de Teatro, Coral da UFPR, Orquestra Filarmônica Juvenil, Grupo de MPB e o Grupo de Percussão.

Entre as principais ações da Coordenadoria de Cultura durante este ano destaca-se a temporada oficial desses Grupos Artísticos que reuniu um público de cerca de 15.665 espectadores em 53 espetáculos até o mês de outubro. Na perspectiva de ampliação da divulgação cultural, ainda em 2006, entre outras iniciativas, foi realizado o Festival de Inverno em Antonina com um público estimado em 50 mil pessoas, as exposições do MUSA – Museu de Arte da UFPR visitadas por mais de 2 mil pessoas e o início da reforma e readequação do TEUNI – Teatro Experimental Universitário, no Prédio Histórico.

Propostas – Para 2007 a previsão é de muito trabalho, informa o professor Romanelli. Uma ação imediata prevê uma parceria com a PRHAE – Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis para divulgação dos eventos artísticos entre os técnicos administrativos, professores aposentados e pensionistas. Outra preocupação é divulgar esses eventos para as populações do entorno dos espaços artísticos como estabelecimentos comerciais, prédios, casas de estudantes e hotéis. Também um convênio pré-acordado com as Secretarias de Educação de Curitiba e Colombo pretende trazer para os teatros da UFPR as crianças das escolas públicas nos três turnos, incluindo o noturno que dificilmente tem acesso aos bens culturais. Previstos para o próximo ano estão ainda o lançamento do livro “Téssera 25 anos, a retomada do Festival da Canção da UFPR , o reinício do projeto Templo de Música e outros eventos.

Agenda

Outros projetos – Mais um dos projetos em andamento para 2007 é uma iniciativa do Grupo de Percussão. Para o mês de maio, o Grupo pretende lançar um concurso de composições para instrumentos brasileiros étnicos em parceria com a Editora da UFPR. Os três primeiros lugares serão contemplados com a publicação de suas partituras. Outro evento importante que está acontecendo no MUSA pontua os últimos meses do ano e abre espaço para a temporada cultural de 2007. É a exposição do artista plástico paranaense Mário Rubinski intitulada “Do Silêncio” que iniciou dia 22 de novembro e permanecerá aberta para visitação até o dia 11 de abril. São cerca de 30 obras, entre pinturas e desenhos, trabalhos que evidenciam a intenção introvertida e silenciosa do artista, preocupado em mostrar suas pequenas e lentas transformações. A exposição parte do acervo do MUSA e conta também com a coleção particular de Rubinski, incluindo suas pesquisas e obras mais recentes. A curadoria foi feita pelos formandos 2006 do curso de Educação Artística sob a coordenação do professor Fernando Bini.

Integração – Participam dos Grupos Artísticos alunos, técnicos administrativos, professores e membros da comunidade externa. Para os interessados não há limite de idade e há grupos em que não é exigida experiência ou formação prévia em alguma linguagem artística. A seleção dos integrantes ocorre até a segunda semana do mês de março de cada ano, podendo haver outras inserções durante o ano de acordo com as necessidades das Unidades. Os contatos podem ser feitos pelo telefone 3310-2634 ou pelo e-mail cultura@ufpr.br

Grupo de Percussão
Foto: Arquivo PROEC