Imagem Padrão

Grupo de Pesquisa lança e-book sobre a campanha eleitoral nas capitais brasileiras

28 setembro, 2021
15:56
Por
Ciência e Tecnologia

O Grupo de Pesquisa Comunicação Eleitoral (CEL-UFPR), da Universidade Federal do Paraná (UFPR), lança, na próxima sexta-feira, 01 de outubro, o e-book Eleições 2020: análise da propaganda eleitoral nas capitais brasileiras. O evento terá transmissão ao vivo pelo Youtube, a partir das 18h30.  

O livro reúne análises científicas do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) realizadas por pesquisadores de todo o Brasil, com enfoque nas campanhas para as prefeituras. Após o lançamento, a obra ficará disponível gratuitamente na página do CEL- UFPR. 

Fruto de um esforço coletivo, o e-book apresenta a análise das propagandas televisivas exibidas no Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE), de campanhas para as prefeituras de todas as capitais brasileiras, em 2020. 

O lançamento faz parte da programação comemorativa dos 10 anos de fundação do CEL-UFPR. O evento terá transmissão ao vivo pelo Youtube, a partir das 18h30. A conversa será mediada pelos organizadores da obra: a professora Luciana Panke (líder e fundadora do grupo), o professor Ary Azevedo e o doutor em Ciência Política pela UFPR Lucas Gandin. 

“O livro digital é oriundo de um trabalho árduo, extenso e detalhado; desenvolvido de modo a gerar uma obra de referência para estudiosas e estudiosos da comunicação política e eleitoral, o que reforça a relevância da produção científica em rede, propósito do nosso grupo em busca da qualificação e democratização da pesquisa científica nacional”, revela o professor Ary Azevedo. 

O e-book está organizado em 26 capítulos, com blocos regionais que refletem a diversidade e as particularidades das disputas em diferentes capitais do Brasil. O objetivo é possibilitar uma compreensão panorâmica e sistêmica do cenário local e nacional – sob a perspectiva da principal plataforma midiática brasileira, a televisão. 

“Todas as formas legais para a população receber informações sobre as candidaturas devem ser incentivadas, garantindo as melhores escolhas. Estamos em um país no qual 1/4 da população não tem acesso aos meios digitais, mas tem a meios eletrônicos. Dessa forma, rádio e televisão reafirmam a importância nas campanhas eleitorais”, enfatizou Luciana Panke. 

O evento também contará com a participação de autores e representantes da Editora da Universidade Estadual da Paraíba (Eduepb). A publicação envolve mais de 50 pesquisadores e inaugura a coleção “Comunicação Política e Eleitoral”, parceria institucional do grupo com a Eduepb. 

Lançamento do e-book Eleições 2020: análise da propaganda eleitoral nas capitais brasileiras 

Data: 01/10/2021 

Horário: 18h30 

Local: YouTube – https://www.youtube.com/user/ocanalpanke 

Com informações da Comunicação CEL -UFPR

 

Sugestões

12 maio, 2025

Biossensor, fertilizante e turbina noticiados pela revista Ciência UFPR são agora inovações reconhecidas publicamente.

12 maio, 2025

Encerrada a votação para representantes dos servidores técnico-administrativos (TAEs) nos conselhos superiores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) […]

08 maio, 2025

O projeto de extensão “Matinhos: Nos ajude a ajudar”, sediado no Setor Litoral da Universidade Federal do Paraná […]

08 maio, 2025

Pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) tiveram seu projeto aprovado na 2ª Chamada Transnacional Conjunta da Parceria […]